Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Polícia Civil revela plano que criminosos elaboraram para resgatar líder de facção

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Uma operação da Polícia Civil resultou na prisão de um indivíduo de 19 anos na manhã desta sexta-feira, dia 19, no Bairro Santuário em Santa Cruz do Sul. A ação rendeu a apreensão de materiais que levaram as autoridades policiais a concluírem o quebra-cabeças de um plano orquestrado para a realização de resgate de um líder de facção criminosa.

Com o elemento preso nesta manhã, os policiais encontraram cadernos com anotações do tráfico de drogas. Também foram localizadas diversas réplicas de camisetas da Polícia Federal, 11 quilos de cocaína pura, e 50 munições de diversos calibres. A droga e as camisetas estavam escondidas em tonéis, que estavam enterrados em uma área de mata.

Segundo o delegado Luciano Menezes, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), as camisetas faziam parte de um plano elaborado para resgatar um líder de facção criminosa que estava preso na PASC em Charqueadas. O plano começou a ser traçado em 2017 e foi frustrado em ações da Polícia Civil de Santa Cruz, com apreensões de armas, caminhonetes, e outros materiais que seriam utilizações na operação audaciosa dos criminosos.

O líder da facção estava preso em Charqueadas na época, mas foi transferido, e atualmente está na Penitenciária de Segurança Máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Segundo o delegado, nas anotações do plano, os criminosos detalharam a forma de como deveria ser feito o resgate. Disfarçados de agentes federais, com roupas e viaturas adesivadas, os bandidos iriam interceptar o comboio que levaria o apenado para audiência, e iriam fazer a extração do preso. “Nas instruções do comando do tráfico eles dizem que era para retirar o preso, não era para bater nos policiais penitenciários, era para levar cadeados e deixar os guardas presos atrás da viatura e deixar as armas deles sobre os bancos”, comenta Menezes.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também