Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

Defesa Civil alerta para risco de chuva intensa e vento forte no RS

Foto: Divulgação

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu nesta terça-feira, dia 16, um alerta para chuvas intensas com possibilidade de rajadas de vento, descargas elétricas e risco de queda de granizo na metade Oeste do Estado. O alerta é válido para as próximas 48 horas.

As áreas de instabilidade avançam da Argentina para o RS e com isso ocorrerá uma mudança no tempo entre hoje e amanhã. Imagens de radar e de sensores de raios já mostravam a instabilidade atuando logo a Oeste de Uruguaiana e Barra do Quaraí no final da manhã desta terça-feira.

Até o fim do dia, as nuvens mais carregadas devem alcançar pontos da Campanha e do Centro do Estado com o avanço da frente. Não se afasta instabilidade ainda no final do dia no Noroeste e no Sul gaúcho.

Calorão precede a chuva

Como a instabilidade avançará numa atmosfera muito aquecida, afinal a tarde de hoje vai ser de forte calor, há risco de temporais isolados. No geral, entretanto, o cenário vai ser mais propício para chuva que temporais.

Na Argentina, a instabilidade trouxe chuva de 30 mm a 50 mm em vários pontos das províncias centrais do país nas últimas horas. As ocorrências de tempo severo, porém, até o momento, foram escassas e isoladas no país vizinho.

No decorrer da quarta-feira, a frente fria vai avançar pelo Rio Grande e trazer chuva para todas as regiões. Chegará a regiões como, por exemplo, a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.

Permanece o risco de chuva localmente forte e de temporais isolados, especialmente no Noroeste e Norte do Estado.

Imagem: Divulgação

Chuva irregular

A chuva que atingirá o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã será irregular na distribuição e muito variável em volumes.

O cenário que se desenha é chuva forte e volumosa isolada, mas pouca chuva em grande número de municípios.

MetSul

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também