Giro do Vale / Geral

Defesa Civil alerta para risco de chuva intensa e vento forte no RS

Chuva já atinge na tarde de hoje diferentes pontos do Oeste do Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu nesta terça-feira, dia 16, um alerta para chuvas intensas com possibilidade de rajadas de vento, descargas elétricas e risco de queda de granizo na metade Oeste do Estado. O alerta é válido para as próximas 48 horas.

As áreas de instabilidade avançam da Argentina para o RS e com isso ocorrerá uma mudança no tempo entre hoje e amanhã. Imagens de radar e de sensores de raios já mostravam a instabilidade atuando logo a Oeste de Uruguaiana e Barra do Quaraí no final da manhã desta terça-feira.

Até o fim do dia, as nuvens mais carregadas devem alcançar pontos da Campanha e do Centro do Estado com o avanço da frente. Não se afasta instabilidade ainda no final do dia no Noroeste e no Sul gaúcho.

Calorão precede a chuva

Como a instabilidade avançará numa atmosfera muito aquecida, afinal a tarde de hoje vai ser de forte calor, há risco de temporais isolados. No geral, entretanto, o cenário vai ser mais propício para chuva que temporais.

Na Argentina, a instabilidade trouxe chuva de 30 mm a 50 mm em vários pontos das províncias centrais do país nas últimas horas. As ocorrências de tempo severo, porém, até o momento, foram escassas e isoladas no país vizinho.

No decorrer da quarta-feira, a frente fria vai avançar pelo Rio Grande e trazer chuva para todas as regiões. Chegará a regiões como, por exemplo, a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.

Permanece o risco de chuva localmente forte e de temporais isolados, especialmente no Noroeste e Norte do Estado.

Imagem: Divulgação

Chuva irregular

A chuva que atingirá o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã será irregular na distribuição e muito variável em volumes.

O cenário que se desenha é chuva forte e volumosa isolada, mas pouca chuva em grande número de municípios.

MetSul

Veja mais imagens

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Após retomar os sentidos, a criança foi encaminhada para avaliação médica

No local havia grade quantidade de lixo, entulhos e matérias inflamáveis

Corpos dos irmãos de 1 mês, 2 e 3 anos, foram encontrados carbonizados

Guarnição realizou patrulhamento nas águas passando por Lajeado e Estrela