Giro do Vale / Geral

Grande quantidade de peixes mortos é encontrada na escada do peixe da barragem em Bom Retiro do Sul

Baixo nível do rio, em função do concerto em um portão da eclusa, pode ter causado a morte dos animais

Foto: Divulgação

Na manhã deste sábado, dia 13, recebemos a denúncia de que uma grande quantidade de peixes mortos foi localizada na escada do peixe junto a Barragem Eclusa. Imagens encaminhadas por uma testemunha mostram os animais, a maioria da espécie pintado, mortos nas galerias que dão acesso da parte jusante para a montante do Rio Taquari.

A morte dos animais provavelmente foi causada por falta de oxigenação nesses compartimentos, já que o nível do rio foi baixado, para a realização de manutenção na eclusa, que está sem operação por problema em um dos portões da jusante.

O sargento Adilson Brum, comandante do Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Estrela informa que ontem, dia 12, fez contato com o engenheiro responsável pela manutenção que está ocorrendo na barragem, e esse lhe informou que estaria colocando uma bomba para oxigenar a água. Neste sábado, policiais do Batalhão irão ao local para acompanhar a situação.

Segundo Brum, também deve ser feita a limpeza das galerias da escada, e os peixes conduzidos a jusante da barragem.

Fepam acionada

Brum ainda informou que a Fepam é o órgão licenciador da Barragem Eclusa. Por isso foram contatados, e informaram que se deslocariam até o local para verificar a situação. Ele lembra que o Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo exigido por órgão ambiental competente, através do qual é autorizada a localização, instalação, ampliação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais ou que possam causar algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente.

Comentários

  1. Luis Carlos disse:

    Falta de profissionalismo, como que não previram isso???vao multar quem agora,,,se é os pescadores pescando garanto que já tinham multado ou prendido

Publicidade

Últimas Notícias

Após inclusão de 3 milhões de famílias, benefício será pago a 17,5 milhões, enquanto a ajuda do gás chegará a 5,4 milhões

Chuva atinge alguns pontos, mas Noroeste e Norte seguem sob intensa temperatura

Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Samu foram acionados para atender a ocorrência

No total, 59,1 mil doses serão entregues para municípios do Rio Grande do Sul