Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Leite permitirá reabertura do comércio na próxima semana, com novos protocolos

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governo do Estado vai liberar o retorno da cogestão no sistema de distanciamento controlado a partir de 22 de março, mas com mudanças a serem aplicadas pelos municípios diante dos números em elevação da pandemia. Em um documento apresentado a empresários nesta terça-feira, dia 16, são estabelecidas novas medidas de distanciamento controlado para a bandeira vermelha. Com o retorno da cogestão, uma região que ficar em bandeira preta, por exemplo, poderá adotar protocolos da vermelha:

  • Comércio não essencial somente de 2ª a 6ª feira, até 20h (entrada até 19h);
  • Restaurantes, bares e lanchonetes sem restrição de dias, até 17h (entrada até 16h);
  • Hotéis e alojamentos com lotação máxima de 50% com Selo Turismo Responsável e 30% sem Selo Turismo Responsável
  • Adequações nos protocolos para demais atividades seguem sendo analisadas;

Protocolos básicos para todas as atividades:

  • Uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz sempre;
  • Distanciamento interpessoal;
  • Higienização das mãos e das superfícies de toque com álcool 70 ou similar;
  • Ventilação cruzada (janelas e portas abertas) e/ou sistema de renovação de ar.

Para retomar a cogestão, o Piratini estabelece como regra a renovação dos planos já encaminhados pelas associações regionais de municípios, “considerando o atual cenário epidemiológico da doença e a capacidade do sistema hospitalar, as mudanças de protocolos e a necessidade de garantia de mecanismos de fiscalização”.

Conforme o governo, as regiões poderão adotar medidas mais flexíveis que a bandeira final, mas não menos rígidas que a bandeira imediatamente inferior. A cogestão segue vedada para a educação. Ou seja, uma região que ficar na bandeira preta não poderá retomar aulas presenciais, mesmo podendo adotar protocolos de bandeira vermelha.

O documento encaminhado aos empresários reforça que os municípios seguirão podendo adotar medidas mais restritivas do que as acertadas na cogestão e as definidas pela bandeira final da região.

O governo confirma que vai manter o fechamento de atividades das 20h às 5h até 30 de março. A novidade é que essa regra vai vigorar por mais tempo, mas nos finais de semana (sexta, sábado e domingo), durante todo o mês de abril.

Nesta terça-feira, dia 16, o RS registrou 502 mortes por coronavírus, um recorde desde o início da pandemia.

Linhas de crédito

O governo do Estado também vai anunciar linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas no Banrisul, no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e no Badesul.

Uma das principais linhas seria a que prevê crédito especial para o setor do Turismo e da Hotelaria, para micro, pequenas e médias empresas pelo Badesul.

As linhas de crédito foram divulgadas em reunião do governo gaúcho com empresários no fim da tarde. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), que estava na reunião, as iniciativas foram avaliadas de forma positiva por empresários.

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também