Giro do Vale / Geral

Trem dos Vales poderá ter novas datas para 2021

Para o Secretário Estadual de Turismo, Rodrigo Lorenzoni, essa atração tem tudo para ser tão importante quanto o Natal Luz de Gramado ou os vinhos para a região dos Vinhedos

Secretário Rodrigo Lorenzoni e o filho Pedro em passeio realizado em 2020. (Foto: Divulgação Secretaria de Turismo)

O Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Rodrigo Lorenzoni vai encaminhar com a empresa Rumo, que detém a concessão da malha ferroviária gaúcha, um pedido da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), da Associação Brasileira da Preservação Ferroviária (ABPF) e de prefeitos da região do Vale do Taquari. O objetivo é garantir datas para a circulação do Trem dos Vales, atração turística que em 2020 transportou mais de oito mil passageiros. A solicitação inicial era de obter a liberação para os passeios em julho e outubro. “Já tivemos uma sinalização positiva da Rumo, mas o avanço da pandemia torna mais seguro transferir as datas para o final do ano, coincidindo com outros eventos festivos”, afirma Rodrigo Lorenzoni.  

Nesta terça-feira, dia 16, o secretário esteve reunido com os coordenadores do projeto Trem dos Vales e prefeitos das cidades envolvidas. “Como temos novos gestores municipais, é importante alinhar as necessidades e colocar o empenho do Governo do Estado neste projeto que pode alavancar o turismo na região”, pontua Rodrigo. “O Trem dos Vales tem tudo para ser tão importante quanto o Natal Luz de Gramado ou os vinhos para a região dos Vinhedos”, projeta. Ele destaca que o Vale do Taquari tem vocação, união e dedicação dos gestores públicos, e que o apoio da Secretaria de Turismo pode contribuir para o avanço do projeto.

O coordenador Rafael Fontana revelou que mais de 60% dos passageiros transportados em 2020 eram de outras regiões, e que os empreendedores das cidades ao redor do trajeto perceberam incremento nos negócios como hotéis, restaurantes e passeios, nas datas em que o passeio foi realizado.  Além do chamado trem festivo, outro desejo do grupo é a implantação do trem definitivo, com datas fixas semanais para fomentar o turismo local. 

Sobre o Trem dos Vales    

O projeto Trem dos Vales contempla dois passeios na região do Vale do Taquari e mostra, além dos desafios arquitetônicos, as belezas naturais da região. Um dos trechos, entre Colinas e Roca Sales, tem 17 quilômetros e passa pelos trilhos de uma ferrovia inaugurada em 1957. Já o passeio entre Muçum e Guaporé, conta com 42 quilômetros de extensão, passando por 21 túneis e 17 viadutos. O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação dos Municípios Turísticos da Região dos Vales, Associação Brasileira da Preservação Ferroviária e Rumo Logística. Em 2020, o secretário Rodrigo Lorenzoni comprometeu-se com os prefeitos e vem, desde então, contribuindo com a interlocução em prol do desenvolvimento da atração.

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Eventos estavam ocorrendo em desacordo com a legislação vigente no enfrentamento ao Covid-19

Não houve ninguém ferido, e o trânsito não chegou a ficar prejudicado no local

Saída de pista foi registrada na manhã deste sábado, dia 15, no Km 366 da rodovia

Corridas terão transmissão ao vivo pelo canal Turismo Nacional no Youtube