Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de abril de 2024

Trem dos Vales poderá ter novas datas para 2021

Secretário Rodrigo Lorenzoni e o filho Pedro em passeio realizado em 2020. (Foto: Divulgação Secretaria de Turismo)

O Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Rodrigo Lorenzoni vai encaminhar com a empresa Rumo, que detém a concessão da malha ferroviária gaúcha, um pedido da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), da Associação Brasileira da Preservação Ferroviária (ABPF) e de prefeitos da região do Vale do Taquari. O objetivo é garantir datas para a circulação do Trem dos Vales, atração turística que em 2020 transportou mais de oito mil passageiros. A solicitação inicial era de obter a liberação para os passeios em julho e outubro. “Já tivemos uma sinalização positiva da Rumo, mas o avanço da pandemia torna mais seguro transferir as datas para o final do ano, coincidindo com outros eventos festivos”, afirma Rodrigo Lorenzoni.  

Nesta terça-feira, dia 16, o secretário esteve reunido com os coordenadores do projeto Trem dos Vales e prefeitos das cidades envolvidas. “Como temos novos gestores municipais, é importante alinhar as necessidades e colocar o empenho do Governo do Estado neste projeto que pode alavancar o turismo na região”, pontua Rodrigo. “O Trem dos Vales tem tudo para ser tão importante quanto o Natal Luz de Gramado ou os vinhos para a região dos Vinhedos”, projeta. Ele destaca que o Vale do Taquari tem vocação, união e dedicação dos gestores públicos, e que o apoio da Secretaria de Turismo pode contribuir para o avanço do projeto.

O coordenador Rafael Fontana revelou que mais de 60% dos passageiros transportados em 2020 eram de outras regiões, e que os empreendedores das cidades ao redor do trajeto perceberam incremento nos negócios como hotéis, restaurantes e passeios, nas datas em que o passeio foi realizado.  Além do chamado trem festivo, outro desejo do grupo é a implantação do trem definitivo, com datas fixas semanais para fomentar o turismo local. 

Sobre o Trem dos Vales    

O projeto Trem dos Vales contempla dois passeios na região do Vale do Taquari e mostra, além dos desafios arquitetônicos, as belezas naturais da região. Um dos trechos, entre Colinas e Roca Sales, tem 17 quilômetros e passa pelos trilhos de uma ferrovia inaugurada em 1957. Já o passeio entre Muçum e Guaporé, conta com 42 quilômetros de extensão, passando por 21 túneis e 17 viadutos. O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação dos Municípios Turísticos da Região dos Vales, Associação Brasileira da Preservação Ferroviária e Rumo Logística. Em 2020, o secretário Rodrigo Lorenzoni comprometeu-se com os prefeitos e vem, desde então, contribuindo com a interlocução em prol do desenvolvimento da atração.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também