Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Destaque / Saúde

Casos suspeitos de dengue, colocam Bom Retiro do Sul em alerta

Prevenção deve ser feita, evitando o acúmulo de água em possíveis focos de proliferação do mosquito aedes aegypti

Foto: Divulgação

Durante o último final de semana, o Hospital de Caridade Sant’Ana (HCSA) de Bom Retiro do Sul registrou casos suspeitos de dengue. Pacientes deram entrada na casa de saúde com sintomas da doença. Isso acaba ligando o sinal de alerta do município, e pede que sejam intensificados os trabalhos de prevenção à proliferação do mosquito aedes aegypti, que é o transmissor da doença.

Paralelo ao combate a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul já vinha trabalhando no combate a focos de possíveis criadouros do mosquito transmissor. Para minimizar os riscos de transmissão da dengue, é fundamental a participação da população através de medidas preventivas, como por exemplo, eliminar a água parada de qualquer tipo de recipiente em casa e nos pátios das propriedades.

“O Aedes aegypti se multiplica quando a fêmea deposita seus ovos em locais com água parada, como vasos de planta, pneus, frascos plásticos e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafa, entre outros. Como forma de prevenção, pedimos que a população faça a fiscalização na sua casa, no seu pátio, e elimine qualquer local com água parada, para que o mosquito não se prolifere e cause danos à saúde”, recomendou o secretário Paulo Marmitt.

Dicas de prevenção contra a dengue:

  • Tampar os tonéis e caixas d’água
  • Manter calhas sempre limpas
  • Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo
  • Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
  • Tampar as lixeiras
  • Limpar os ralos e colocar tela
  • Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água

Sobre a Dengue

A dengue é uma doença viral que, na maior parte dos casos, traz sintomas como febre, indisposição e dores nos músculos e atrás dos olhos. O Aedes aegypti transmite além da dengue, a chikungunya e zika.

Em caso de qualquer sintoma, procure imediatamente uma unidade de saúde no início dos sintomas, para ser avaliada e acompanhada por um profissional de saúde, visto que os sintomas da dengue são semelhantes aos sintomas iniciais da Covid-19.

AI / Giro do Vale

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Corpo que estava em avançado estado de decomposição, foi encontrado por um pescador.

Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou relatos de falta do imunizante em prefeituras gaúchas

No Vale do Taquari, a mínima será de 13°C e a máxima chega aos 32°C

Sexta oportunidade de deixar o Z4 foi desperdiçada com derrota por 2 a 0, em jogo com pênalti e expulsão do zagueiro Paulo Miranda