Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Destaque / Geral

DNIT anuncia dragagem no rio Taquari para garantir melhores condições de navegação

Serviços buscam assegurar um canal navegável de 2 metros e 50 durante o ano

Foto: Divulgação

Para garantir melhores condições de navegabilidade, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) emitiu Ordem de Serviço para a realização da dragagem no rio Taquari. Os serviços acontecerão entre os municípios de Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Taquari e General Câmara. A Autarquia trabalha para garantir a fluidez e segurança da navegação para os usuários.

As equipes do DNIT atuam para que a hidrovia do rio Taquari tenha as condições necessárias para se obter a mais ampla liberdade de trânsito fluvial de transporte de pessoas, de bens, e a livre navegação ao longo do trecho. A empresa contratada realizará o serviço para que o canal de navegação tenha um calado oficial de 2 metros e 50.

A dragagem, desobstrução, manutenção e adequação da sinalização náutica pretende garantir o nível de serviço e segurança adequados às atuais demandas de transporte do rio Taquari. Tal empreendimento proporcionará melhores condições de navegabilidade e segurança para a região. As águas do rio Taquari abastecem aproximadamente 98 municípios do Rio Grande do Sul.

O Ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas anunciou em suas redes sociais a assinatura da ordem de serviço para dragagem no rio.

Manutenção na barragem

A barragem do rio Taquari em Bom Retiro do Sul está passando por manutenção. Os portões da eclusa apresentaram problema e estão sendo consertados. De acordo com André Soares, engenheiro responsável pela barragem, os trabalhos devem durar pelo menos mais duas semanas.

Inicialmente, o trabalho seria realizado somente em um portão. Porém, ao analisarem o outro, foi constatada a necessidade de também se dedicarem à essa segunda abertura. Após o final desse trabalho será possível que os barcos voltem a operar pela hidrovia tendo acesso até o Porto de Estrela.

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Corpo que estava em avançado estado de decomposição, foi encontrado por um pescador.

Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou relatos de falta do imunizante em prefeituras gaúchas

No Vale do Taquari, a mínima será de 13°C e a máxima chega aos 32°C

Sexta oportunidade de deixar o Z4 foi desperdiçada com derrota por 2 a 0, em jogo com pênalti e expulsão do zagueiro Paulo Miranda