Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

DNIT anuncia dragagem no rio Taquari para garantir melhores condições de navegação

Foto: Divulgação

Para garantir melhores condições de navegabilidade, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) emitiu Ordem de Serviço para a realização da dragagem no rio Taquari. Os serviços acontecerão entre os municípios de Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Taquari e General Câmara. A Autarquia trabalha para garantir a fluidez e segurança da navegação para os usuários.

As equipes do DNIT atuam para que a hidrovia do rio Taquari tenha as condições necessárias para se obter a mais ampla liberdade de trânsito fluvial de transporte de pessoas, de bens, e a livre navegação ao longo do trecho. A empresa contratada realizará o serviço para que o canal de navegação tenha um calado oficial de 2 metros e 50.

A dragagem, desobstrução, manutenção e adequação da sinalização náutica pretende garantir o nível de serviço e segurança adequados às atuais demandas de transporte do rio Taquari. Tal empreendimento proporcionará melhores condições de navegabilidade e segurança para a região. As águas do rio Taquari abastecem aproximadamente 98 municípios do Rio Grande do Sul.

O Ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas anunciou em suas redes sociais a assinatura da ordem de serviço para dragagem no rio.

Manutenção na barragem

A barragem do rio Taquari em Bom Retiro do Sul está passando por manutenção. Os portões da eclusa apresentaram problema e estão sendo consertados. De acordo com André Soares, engenheiro responsável pela barragem, os trabalhos devem durar pelo menos mais duas semanas.

Inicialmente, o trabalho seria realizado somente em um portão. Porém, ao analisarem o outro, foi constatada a necessidade de também se dedicarem à essa segunda abertura. Após o final desse trabalho será possível que os barcos voltem a operar pela hidrovia tendo acesso até o Porto de Estrela.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também