Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Jogando fora de casa, Grêmio vence o Lanús na Sul-Americana

Com gol no final, Tricolor bateu os argentinos por 2 a 1

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Foi exatamente o reencontro que o torcedor esperava. No palco do tricampeonato da Libertadores em 2017, o Grêmio saiu na frente, chegou a ceder o empate ao Lanús, mas marcou no fim e venceu por 2 a 1 em La Fortaleza, na noite desta quinta-feira, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Com o resultado, o Tricolor lidera o grupo H, com 6 pontos.  

O Grêmio saiu na frente, com gol marcado no primeiro tempo por Léo Pereira. Na etapa final, o Lanús melhorou e chegou ao empate, com gol de Belmonte. Ferreira, no fim, definiu a vitória do Tricolor. 

Agora, os comandados de Tiago Nunes enfrentam o Caxias, no domingo, às 19h, no Centenário, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho. Pela Sul-Americana, voltam a campo na próxima quinta-feira, às 19h15min, para enfrentar o Aragua, da Venezuela, na Arena, pela terceira rodada. 

Gremistas superam forte marcação

A grande novidade da equipe foi a presença do zagueiro Geromel. Ele formou a dupla de zaga ao lado de Ruan no mesmo palco onde ergueu a Libertadores em 2017. Na frente, sem Alisson, machucado, Ferreira e Jean Pyerre tiveram a companhia de Leo Pereira para municiar Diego Souza.

O Grêmio começou o jogo com mais presença ofensiva no campo do adversário. Logo aos 4 minutos, Ferreira levou vantagem sobre a marcação e finalizou na rede pelo lado de fora.

No entanto, esse ímpeto inicial arrefeceu, e o jogo perdeu intensidade depois dos 15 minutos. Ferreira foi o mais acionado, e Diego Souza tentou sair da área para buscar jogo. Até a primeira meia hora, nenhuma finalização foi na direção do gol.

Na primeira jogada em velocidade em que conseguiu espaço, o Grêmio abriu o placar. Após escanteio a seu favor, o Lanús cedeu contra-ataque. Matheus Henrique ganhou e acionou Ferreira na esquerda, que arrancou e soltou para Léo Pereira, livre, só empurrar para o gol e fazer 1 a 0. Garantiu a vantagem em uma etapa inicial pouco movimentada. 

Ferreira define a vitória 

A marcação, característica predominante da primeira etapa, se manteve no início do segundo tempo. E, para o Grêmio, ela se traduziu em Thiago Santos, um dos destaques da equipe. Isso ficou evidente em dois lances em sequência com contribuições do volante: primeiro, roubou bola e criou chance para o Grêmio. Depois, ajudou a neutralizar ataque do Lanús acompanhando a marcação de perto. 

Logo aos 8 minutos, o Grêmio voltou a levar perigo ao gol do Lanús. Após boa jogada em velocidade pela esquerda, Ferreira cruzou a meia altura. A bola desviou e sobrou para Diego Souza. Ele fez o pivô, girou e bateu de perna esquerda, carimbando o pé da trave direita de Morales.

Mas o Lanús trocou e melhorou o time. Passou a criar chances, e pressionou o Grêmio. Aos 22, De La Vega achou Bernabei, que chutou obrigando Brenno a espalmar. No rebote, Ruan chegou afastando para evitar a chegada do Lanús. 

Dois minutos depois, a pressão resultou em um merecido empate para os argentinos. Trocando passes pelo meio, de novo com De La Vega, que dessa vez pegou sobra de bola alta e achou Orsini se infiltrando por entre a defesa. De carrinho, deu um toque sutil, fazendo a bola chegar em Belmonte. Com categoria, deu um tapa no canto de Brenno, empatando o jogo em 1 a 1. 

No fim, as duas equipes cansaram. O técnico Tiago Nunes fez modificações que melhoraram o time e devolveram a presença ofensiva ao Tricolor, e a vitória veio graças a uma bela troca de passes, que terminou com lindo gol de Ferreira, garantindo o triunfo por 2 a 1 e colocando o Grêmio na liderança da chave. 

Copa Sul-Americana – 2ª rodada da fase de grupos

Lanús 1

Morales; Gomez (Aguirre), Thaller, Burdisso e Aude (Aléxis Pérez); Pérez (Orsini), Belmonte e Esquivel (Quignón); De La Vega, Bernabei e Sand. Técnico: Luis Zubeldia 

Grêmio 2 

Brenno; Rafinha, Geromel, Ruan e Cortez; Thiago Santos, Matheus Henrique (Lucas Silva), Jean Pyerre (Maicon), Leo Pereira (Luiz Fernando) e Ferreira; Diego Souza (Churín). Técnico: Tiago Nunes

Gols: Léo Pereira (34/1T); Belmonte (11/2T) e Ferreira (41/2T)

Cartões amarelos: Pérez, Aude e Quignón (Lanús); Thiago Santos, Lucas Silva e Léo Pereira (Grêmio) 

Arbitragem: Piero Maza (CHI)

Local: Estádio Néstor Diaz Perez, em Lanús (ARG)

Data e hora: 29/04, às 21h30min

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Eventos estavam ocorrendo em desacordo com a legislação vigente no enfrentamento ao Covid-19

Não houve ninguém ferido, e o trânsito não chegou a ficar prejudicado no local

Saída de pista foi registrada na manhã deste sábado, dia 15, no Km 366 da rodovia

Corridas terão transmissão ao vivo pelo canal Turismo Nacional no Youtube