Giro do Vale / Geral

Prazo para entrega do Imposto de Renda é prorrogado para 31 de maio

Em paralelo, o Senado aprovou projeto para ampliação até julho, mas governo federal é contrário

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 foi prorrogado para 31 de maio. Ele começou em 1º de março e terminaria no dia 30 de abril. A instrução normativa da Receita Federal está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (12). Conforme o texto, o pagamento da primeira cota pelo contribuinte também poderá ser feito até a nova data. 

Em 2020, devido à pandemia, a Receita Federal já havia ampliado o prazo em 60 dias. Na ocasião, a medida também foi adotada por instrução normativa do órgão, como a que foi publicada agora. Como a pandemia continua – e até piorou -, crescia a pressão para um novo aumento no tempo para envio da declaração. 

“As prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença.”, diz a Receita Federal.  

Em paralelo, um projeto para ampliação até 31 de julho foi aprovado no Senado. O governo federal, no entanto, é contrário e tende a vetar a proposta. 

O cronograma de restituições do IR 2021 não teve alteração na instrução normativa. Conforme divulgado anteriormente pela Receita Federal, a devolução do valor aos contribuintes segue o seguinte calendário:

1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 30 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Eventos estavam ocorrendo em desacordo com a legislação vigente no enfrentamento ao Covid-19

Não houve ninguém ferido, e o trânsito não chegou a ficar prejudicado no local

Saída de pista foi registrada na manhã deste sábado, dia 15, no Km 366 da rodovia

Corridas terão transmissão ao vivo pelo canal Turismo Nacional no Youtube