Giro do Vale / Destaque / Saúde

RS recebeu nessa sexta-feira o maior lote de vacinas já enviado ao Estado

Avião trazendo 645.150 doses, aterrissou em Porto Alegre no começo da manhã

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / Arquivo

O avião trazendo o maior lote até agora com vacinas contra a covid-19 chegou ao Rio Grande do Sul às 6h20min desta sexta-feira, dia 2, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. São 645.150 doses das vacinas de Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac. A nova remessa irá auxiliar na ampliação da imunização de idosos, além de contemplar 29 mil trabalhadores da área de segurança e salvamento. Parte da quantia também será reservada à segunda dose.

São 44.750 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras 600.400 de CoronaVac, do Instituto Butantan. Essa vai ser a maior remessa desde o início da vacinação. O Rio Grande do Sul já recebeu 2.216.450 doses.

Logo após o pouso, os imunizantes começaram a ser descarregados da aeronave. Um caminhão refrigerado foi colocado ao lado do avião e recebeu a carga de vacinas. Um forte aparato policial e de apoio logístico esteve envolvido na operação.

O veículo deixaria o terminal escoltado por duas viaturas da Polícia Federal. A carga será levada à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na zona leste da Capital.

Até esta sexta-feira, o Rio Grande do Sul já registrou aproximadamente 1,5 milhão de doses aplicadas, com cerca de 1,1 milhão de pessoas que receberam a primeira dose, e 305 mil que já completaram o esquema com a segunda aplicação.

Distribuição durante o feriado

Durante o feriado desta Sexta-Feira Santa, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) fará a distribuição das doses aos municípios. Por via aérea, serão entregues as doses correspondentes das 4ª CRS (Santa Maria), 5ª (Caxias) e 10ª (Alegrete), por meio de helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil.

As demais serão realizadas por via terrestre. Alguns dos municípios próximos da Capital poderão buscar suas vacinas diretamente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Prisão ocorreu instantes depois de terem feito uma idosa de 80 anos de vítima

Ambos possuem extensa ficha criminal por furtos em veículos

Colorado entra em campo às 19h15min, no estádio Hernando Siles