Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Saúde

Vigilância Sanitária aplica produto de controle de larvas de mosquitos, em Bom Retiro do Sul

O produto Sumilarv, foi entregue ao município na segunda-feira, dia 12, pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde

Foto: Fernando Dias / Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Bom Retiro do Sul segue atuando no combate ao surgimento de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Com casos suspeitos no município, as ações de prevenção estão focadas no recolhimento de entulhos, assim como em visitas domiciliares, com ao apoio das Agentes Comunitárias de Saúde, que orientam os moradores e averiguam a existência de locais com água parada que possam a vir ser focos de mosquito.

Na segunda-feira, 13, a Vigilância Sanitária recebeu da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde o produto Sumilarv, que tem a ação de controle de larvas de mosquitos, impedindo o crescimento de insetos.

As doses disponibilizadas foram aplicadas em locais públicos, bueiros e em alguns terrenos baldios, onde não é possível eliminar a água parada.

A Secretaria da Saúde solicita para que a população ajude no combate ao mosquito da dengue, realizando a verificação diária em suas casas e pátios, evitando acúmulo em vasos, piscinas, caixas d’água, calhas, pneus, lonas e qualquer outro material que possa acumular água.

Casos confirmados

Resultados de exames encaminhados ao Laboratório Central do Estado (LACEN) confirmaram três pacientes com a doença no município nesta terça-feira, dia 13. Embora muitas pessoas estejam realizando exames em laboratórios particulares, com muitos resultados positivos para a doença. A Secretaria Municipal de Saúde, está considerando casos oficialmente positivados, somente os que são confirmados pelo LACEN.

Sintomas

Pessoas com dengue apresentam sintomas como febre, indisposição e dores nos músculos e atrás dos olhos. Ao apresentar qualquer destes, a recomendação é para que se procure atendimento médico imediato.

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Com bastante nebulosidade e tempo instável, a temperatura varia pouco

Foi descartado qualquer tipo de sinal de violência no corpo da criança

Foi a quinta vez consecutiva que prêmio não teve seis acertadores

Segundo a MetSul, é o começo de um período com muita nebulosidade, alta umidade e instabilidade