Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

Anta Gorda projeta construção de imagem de Nossa Senhora de Lourdes, maior que a do Cristo Protetor

Foto: Divulgação

A repercussão internacional do Cristo Protetor de Encantado, com o içamento da cabeça e braços da estátua de 43 metros, tem atraído turistas e também gerado uma articulação das autoridades em fomentar o turismo no Vale do Taquari. Neste sentido, o município de Anta Gorda, localizado na região alta do Vale, almeja criar um roteiro religioso com a construção de imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

O projeto prevê a construção de uma estátua de 45 metros – dois metros a mais que o Cristo Protetor, sem recursos públicos. A intenção é realizar a obra no topo do Morro Travesin, o ponto mais alto da cidade. “É um sonho, um projeto que, com certeza, sairá do papel. Se o Cristo Protetor está em Encantado, a mãe dele estará em Anta Gorda”, destaca o prefeito Francisco David Frighetto. Ele salienta que a ideia está sendo desenvolvida, e que depende de liberação ambiental, devido à mata no entorno do morro, e planos de investimos na infraestrutura, especialmente pavimentação.

Engajamento

Conforme Frighetto, a ideia foi ganhando força nos encontros de prefeitos realizados a partir da repercussão do Cristo Protetor. “Nos encontros, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, disse que o Cristo não seria nada sem o fomento do turismo na região. Assumi, então, com minha comunidade e com as lideranças regionais, o compromisso de fomentar o turismo regional com este projeto. Queremos mostrar, ainda mais, o Vale para todo o mundo”, comenta.

Para tornar o sonho em realidade, a ideia de Anta Gorda é realizar a obra com recursos privados e, para isso, o apoio da comunidade está sendo considerado fundamental. “A verba para construção será tão somente privada, sem orçamento público e com recursos buscados na comunidade e parceiros. Estamos, desde já, recebendo apoio e contando com o engajamento de pessoas de diversos lugares, estado e, inclusive, até do exterior”, explica o prefeito. Recursos do município serão aplicados somente para as obras de infraestrutura.

Sonho antigo e gruta de Itapuca

A ambição de levantar uma gigantesca estátua Nossa Senhora de Lourdes, entretanto, pode ser considerada um novo projeto para Frighetto, que outrora sonhou em construir a imagem do Cristo. “Antes de Encantando construir o Cristo Protetor, nós tínhamos o sonho de construir, no alto do Morro Girotto, a imagem do Cristo Ressuscitado. Encantado sonhou e tornou realidade. Ficamos felizes e os parabenizamos”, revela o prefeito, que em junho de 2019, na condição de Direção do Grupo de Apresentação da Via Sacra, apresentou projeto de construção do monumento à Câmara dos Deputados, por meio do parlamentar federal Nereu Crispim (PSL).

Frighetto salienta que a Nossa Senhora de Lourdes já faz parte do roteiro turístico de município. “Até onde se sabe, temos a maior gruta – de basalto – da América Latina. Além disso, temos a tradição, há mais de 80 anos, de peregrinação e homenagem a Nossa Senhora de Lourdes”, cita. A imagem fica em uma gruta de 30 de metros de largura, 3 metros de altura e 115 metros de profundidade, localizada no Distrito de Itapuca, no interior de Anta Gorda.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também