Giro do Vale / Destaque / Geral

Com indefinição sobre o novo modelo de distanciamento, governo do RS prorroga bandeira vermelho até 15 de maio

Proposta que dá maior autonomia a municípios está sendo debatida com deputados, prefeitos, setores econômicos e especialistas da área de saúde

Foto: Divulgação

O governo Eduardo Leite adiou para 15 de maio a substituição do atual modelo de distanciamento controlado para o novo sistema estadual de gestão da pandemia, que ainda está em debate na cúpula do Palácio Piratini. Até que ocorra a troca dos sistemas, o Estado seguirá com todas as regiões em bandeira vermelha.

No novo modelo, segundo o Piratini, os prefeitos terão maior poder de decisão, ficando o governo do Estado com a incumbência de emitir alertas sobre indicadores e recomendar medidas. Ainda sem nome, o novo modelo deixará com os prefeitos as principais decisões sobre protocolos. O Estado passaria a intervir apenas “em última instância”, segundo o governador Eduardo Leite.

A decisão sobre adiar a aplicação do novo modelo foi tomada pelo gabinete de crise do Piratini, na manhã desta quinta-feira, dia 6. Além do governador, compõem o gabinete de crise representantes das secretarias estaduais da Saúde e de Ciências, e do Comitê de Dados.

Até o dia 15, o governo fará uma série de reuniões sobre o tema com setores políticos, econômicos e científicos. Nesta sexta-feira, dia 7, Leite terá uma reunião virtual com deputados e prefeitos.

No sábado, dia 8, será a vez de ouvir o que pensam as entidades que representam setores produtivos. Na lista, estão Fecomércio, Farsul, FCDL, Fetag e Federasul, entre outras. Também no sábado, está previsto um segundo encontro com especialistas da área da saúde.

O cronograma do Piratini ainda prevê o recebimento de sugestões para o modelo, até a próxima terça-feira, dia 11. O novo sistema será apresentado, de acordo com a assessoria do governo do Estado, na quinta-feira, dia 13, entrando em vigor dois dias depois.

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Corpo que estava em avançado estado de decomposição, foi encontrado por um pescador.

Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou relatos de falta do imunizante em prefeituras gaúchas

No Vale do Taquari, a mínima será de 13°C e a máxima chega aos 32°C

Sexta oportunidade de deixar o Z4 foi desperdiçada com derrota por 2 a 0, em jogo com pênalti e expulsão do zagueiro Paulo Miranda