Giro do Vale / Destaque / Saúde

Covax assina acordo com a Moderna para 500 milhões de doses de vacina anticovid

A farmacâutica norte-americana fornecerá 34 milhões de doses ainda neste ano

Foto: Divulgação

O programa Covax Facility, que favorece a distribuição equitativa de vacinas, assino um acordo com a empresa Moderna para adquirir 500 milhões de doses de sua vacina anticovid, anunciou nesta segunda-feira a Aliança das Vacinas (Gavi). “Estamos muito felizes de assinar este novo acordo com a Moderna, que dá aos participantes do Covax acesso a outra vacina altamente eficaz”, afirmou Seth Berkley, diretor executivo da Gavi.

A farmacâutica norte-americana fornecerá 34 milhões de doses no quarto trimestre deste ano, enquanto a Suécia doou um milhão de vacinas da AstraZeneca para a iniciativa global, um pequeno impulso enquanto luta para obter estoques para inocular as pessoas mais pobres do mundo. O acordo expande a carteira de marcas do programa para oito e contém opções para potencialmente acessar doses de vacinas adaptadas a variantes no futuro, disse o relatório.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) concedeu nesta sexta-feira a homologação de emergência para a vacina contra a Covid-19 da Moderna, a quinta a receber essa aprovação da agência sanitária da ONU. “Agradeço aos nossos parceiros Gavi e Covax pelo seu trabalho incansável e a toda a equipa Moderna pela colaboração para chegar a este acordo. Este é um marco importante, pois trabalhamos para garantir que as pessoas em todo o mundo tenham acesso à nossa vacina”, disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna.

A doação sueca é a segunda de um membro da União Europeia (UE), depois da França, no mês passado, em meio a preocupações crescentes sobre a crescente desigualdade na distribuição de vacinas. A Suécia interrompeu o uso da AstraZeneca em março após relatos de coágulos sanguíneos raros, mas graves, entre as pessoas que haviam recebido a vacina. Posteriormente, retomou o uso, mas apenas para pessoas com 65 anos ou mais.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Corpo que estava em avançado estado de decomposição, foi encontrado por um pescador.

Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou relatos de falta do imunizante em prefeituras gaúchas

No Vale do Taquari, a mínima será de 13°C e a máxima chega aos 32°C

Sexta oportunidade de deixar o Z4 foi desperdiçada com derrota por 2 a 0, em jogo com pênalti e expulsão do zagueiro Paulo Miranda