Giro do Vale / Educação / Saúde

Decisão sobre vacinação de professores contra o Covid-19 pode ocorrer ainda esta semana

Tendência é de que a imunização da categoria ocorra em paralelo à atual imunização de pessoas com comorbidades

Foto Divulgação

Caso decida iniciar a vacinação contra a covid-19 de professores, o governo do Rio Grande do Sul vai orientar que a imunização dessa categoria profissional aconteça em paralelo à atual imunização de pessoas com comorbidades. A tendência é de que o governo do Estado sinalize positivamente para a vacinação de professores, ainda nesta semana.

A decisão sobre adiantar a imunização entre docentes gaúchos depende de dois fatores. O primeiro deles é a análise jurídica, que está a cargo da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O órgão avalia se as decisões de primeiro e segundo graus, favoráveis a manutenção da vacinação em Esteio, dão segurança jurídica para a vacinação estadual de educadores.

— Eu encomendei à Secretaria Estadual da Saúde, junto à Procuradoria-Geral do Estado, a análise de quanto isso nos dá segurança jurídica para avançar em uma proposta que não prejudique a imunização de prioridades. É o nosso esforço. Se tivermos segurança jurídica (vamos vacinar professores). Não seria passar professores na frente (na ordem de vacinação), seria conciliar, para que pudéssemos dar continuidade à vacinação das comorbidades — disse Leite, na tarde desta terça-feira (11).

O principal risco jurídico ainda em análise diz respeito à eventual configuração de crime de improbidade administrativa pelos gestores estaduais, por desrespeito ao Plano Nacional de Imunizações (PNI).

— O plano nacional de imunização tem uma ordem específica, e se respalda em lei federal. Inclusive, decisões recentes do ministro Lewandowski (STF) sugerem que possa ocorrer algum tipo de responsabilização por algum tipo de alterações (na ordem). Decisão com vários pontos a serem questionados ainda. Diante de uma situação que um município do RS começa a imunização, isso é judicializado, primeira instância diz que pode, segunda instância também, então temos uma novidade — avaliou o governador.

Se for superado o questionamento jurídico, o governo também tentará sincronizar o início da imunização de professores com a chegada de um lote grande o suficiente de vacinas que permita incluir a nova categoria profissional sem reduzir demasiadamente a distribuição de doses para os grupos de comorbidades. Uma alternativa avaliada na Secretaria Estadual da Saúde é iniciar com projetos-piloto, para faixas específicas de professores.

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Últimas Notícias

Após denúncia, Polícia Civil cumpriu diligência em uma residência do bairro São Jorge

Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações neste ano

Indivíduo foi capturado em sua residência no bairro São João

Massa de ar quente deve gerar máximas acima dos 35ºC em diversos pontos