Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Grêmio vence Caxias por 2 a 1 no Centenário pela semifinal do Gauchão

Tricolor consegue o triunfo com dois gols de Diego Souza e larga em vantagem

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Num bom jogo de futebol, o Grêmio venceu o Caxias por 2 a 1, na noite deste domingo, e largou em vantagem nas semifinais do Gauchão 2021. A decisão da vaga será definida no próximo domingo, às 16h, na Arena, com os donos da casa podendo até empatar, após o bom resultado no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Antes, o Tricolor recebe o Aragua, da Venezuela, na quinta-feira, às 19h15min, pela Copa Sul-Americana.

Com duas equipes taticamente concentradas, a partida foi de intensa movimentação e alternativas, ainda que sem grandes chances claras de gol. Aos 22, Diego Souza abriu o placar na primeira etapa e viu Marlon, em novo lance de falha aérea, aos 46, empatar para o Caxias. 

Na volta do intervalo, o Tricolor baixou o ritmo, mas as mudanças promovidas pelo técnico Tiago Nunes – que segue 100% – devolveram a intensidade ao time gremista. Aos 38, com auxílio do VAR, o juiz marcou pênalti em Ferreira, cobrado com perfeição por Diego Souza, que chega aos 11 gols em 10 jogos nesta temporada, e definiu a partida. 

Primeiro tempo disputado

Grêmio e Caxias fizeram uma primeira etapa de qualidade, com as duas equipes procurando o ataque e alternando momentos de domínio. Até os 30 minutos, a partida foi gremista, com o time de Tiago Nunes tendo mais a posse de bola e criando as melhores chances, sem sofrer perigo. 

Aos 14, o jovem atacante Ferreira desperdiçou a primeira oportunidade. Geromel aproveitou e avançou até próximo da área para cruzar. Na sobra, Ferreira bateu mal e desperdiçou. Aos 17, o artilheiro Diego Souza perdeu boa chance, em finalização por cima da meta.

Se na primeira errou, o artilheiro do time na temporada não perdeu na segunda chance. Depois de boa troca de passes, a bola chegou até Thiago Santos, que buscou Léo Pereira. A zaga do Caxias cortou mal e ela ficou com Diego Souza. Em chute forte, o atacante abriu o marcador aos 22. 

Depois do gol, o Tricolor relaxou um pouco na marcação e passou a deixar o Caxias ter mais força ofensiva. Aos 38, a equipe grená chegou até a empatar em golaço de Tontini, de fora da área. No entanto, o VAR – novidade nesta semifinal – anulou o gol por toque de mão do ataque na jogada. Na segunda chance criada, aos 46, o Caxias não perdeu. Novamente na bola parada, a zaga tricolor falhou e Marlon apareceu para igualar o marcador e levar o 1 a 1 para o intervalo. 

Mudanças melhoram o Grêmio, e Diego decide

Na volta para a segunda etapa, o Caxias retornou mais ligado e intenso. Logo aos 10 minutos, Brenno precisou salvar o Grêmio da virada. Jhon Cley cruzou e Thiago Sales testou firme e o arqueiro gremista fez bela defesa. 

Até os 20 minutos, ainda que com mais ímpeto grená, nem os donos da casa e nem os visitantes criaram oportunidades perigosas. A postura gremista obrigou Tiago Nunes a colocar Maicon e Luiz Fernando nas vagas de Matheus Henrique e Léo Pereira.

Já aos 23 minutos, a mudança surtiu efeito. Em bela tabela, Maicon trocou passes com Jean Pyerre e Diego Souza, invadiu a área e obrigou Pitol a fazer grande defesa. Com a bola no pé, o Tricolor controlava a partida e tinha dificuldades para entrar na defesa caxiense.

Aos 38 minutos, Ferreira foi derrubado na área em choque com Matheusinho. Com auxílio do VAR, o juiz confirmou a penalidade, que Diego Souza cobrou com perfeição para colocar o Grêmio novamente em vantagem. Com o placar ao seu lado, o Tricolor seguiu dominando e administrando o resultado até o final, mas levou um susto. Aos 52 minutos, o goleiro Brenno precisou aparecer novamente para salvar o empate em chute desviado de Bruno Ré. 

Campeonato Gaúcho – Jogo de ida da semifinal 

Caxias 1

Marcelo Pitol; John Lennon, Guilherme Mattis, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Marlon (Matheusinho), Felipe Tontini (Carlos Alberto), Giovane Gomez, John Cley (Milla) e Gustavo Ramos. Técnico: Rafael Lacerda

Grêmio 2

Brenno; Rafinha (Vanderson), Geromel, Ruan e Cortez; Thiago Santos (Lucas Silva), Matheus Henrique (Maicon), Léo Pereira (Luiz Fernando), Ferreira e Jean Pyerre; Diego Souza (Diego Churín). Técnico: Tiago Nunes

Gols: Diego Souza (22min/1T° / 38min/2T°) Marlon (46min/1T°)
Cartões amarelos: Geromel, Thiago Santos e Rafinha (Grêmio) Marcelo Pitol, Giovane Goméz e Marlon (Caxias)
Arbitragem: Vinicius Gomes do Amaral 
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS) 
Data e hora: 2/05, às 19h

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Corpo que estava em avançado estado de decomposição, foi encontrado por um pescador.

Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou relatos de falta do imunizante em prefeituras gaúchas

No Vale do Taquari, a mínima será de 13°C e a máxima chega aos 32°C

Sexta oportunidade de deixar o Z4 foi desperdiçada com derrota por 2 a 0, em jogo com pênalti e expulsão do zagueiro Paulo Miranda