Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Grêmio vence o Caxias na Arena, e decidirá o Gauchão contra o Inter

Matheus Henrique e Ferreira marcaram os gols da vitória por 2 a 0

Foto: Lucas Uebel / Grêmio/ Divulgação

Em vantagem construída no jogo de ida da semifinal, o Grêmio precisava apenas administrar na tarde deste domingo, diante do Caxias, para avançar à decisão. Fez mais do que isso: voltou a bater o rival da Serra, desta vez pelo placar de 2 a 0, na Arena e, com o resultado, garantiu vaga na final do Gauchão. Vai enfrentar o Inter em dois clássicos na decisão do Estadual. 

Os gols foram marcados um em cada tempo. Matheus Henrique, de cabeça, fez o primeiro. Depois, Ferreira anotou e definiu o placar. 

O Grêmio enfrenta o Lanús, na quinta-feira, às 19h15min, na Arena, pela quarta rodada da Sul-Americana. O primeiro jogo da final do Gauchão acontece no próximo domingo, às 16h, no Beira-Rio. 

Matheus Henrique abre placar e assusta

O técnico Tiago Nunes contou com o retorno de Matheus Henrique, recuperado de lesão, e começou com o volante entre os titulares. Na lateral direita, optou por Vanderson, e na esquerda a escolha foi por Diogo Barbosa. Para municiar o centroavante Diego Souza, mais uma vez sem Alisson, que segue lesionado, a escolha foi por Luiz Fernando. 

Com a vantagem construída no jogo de ida, o Grêmio administrou e controlou a partida na Arena. Não correu riscos na primeira meia hora, e ficou mais com a bola no campo do Caxias, mesmo sem criar grandes chances para marcar.

Na primeira oportunidade, converteu. Aos 28, Ferreira fez boa jogada pela direita e levantou na área. Matheus Henrique se antecipou e cabeceou para o fundo das redes. No lance, o goleiro Marcelo Pittol chegou atrasado e atingiu com o pé a cabeça do volante Tricolor. O jogador chegou a parecer ter perdido os sentidos, preocupando a equipe médica e os companheiros, mas logo se recuperou e foi para o jogo novamente.

A melhor chance do Caxias empatar no primeiro tempo veio onde o Grêmio tem apresentado suas maiores fragilidades recentemente. Aos 40, em cobrança de escanteio, Thiago Sales subiu mais alto que a zaga e cabeceou forte. Brenno fez a defesa e evitou que o jogo fosse em placar empatado ao intervalo.

Tricolor administra vantagem no segundo tempo

Com a vantagem no placar agregado, o Grêmio voltou ao segundo tempo disposto a administrar o resultado. E isso se refletiu na postura ofensiva do time. A equipe passou a buscar menos o ataque, deixando o jogo mais lento na volta do intervalo. O Tricolor pouco criou na primeira metade da etapa final.

Encaminhado o resultado, o técnico Tiago Nunes deu início às alterações. Sacou o amarelado Matheus Henrique e o atacante Diego Souza, para as entradas de Maicon e Churín. As trocas deram resultado e, logo após, o Grêmio criou duas chances. Na melhor delas, Ferreira limpou a marcação e bateu colocado, com a bola atingindo o pé da trave esquerda de Marcelo Pitol.

O técnico Tiago Nunes seguiu fazendo alterações, para rodar o elenco, também visando o confronto direto contra o Lanús pela Sul-Americana. Colocou Rafinha no lugar de Vanderson, e Guilherme Azevedo na vaga de Luiz Fernando.

E, no fim, a vitória foi sacramentada por Ferreira. Ele fez jogada individual pela esquerda, limpou a marcação para dentro e bateu colocado. Desta vez, não teve trave nem goleiro que evitassem a bola na rede. O 2 a 0 assegurou a passagem à decisão para enfrentar o Inter em dois jogos no Gauchão 2021. 

Campeonato Gaúcho – jogo de volta da semifinal

Grêmio 2 

Brenno; Vanderson (Rafinha), Geromel, Ruan e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Lucas Silva), Matheus Henrique (Maicon), Darlan, Luiz Fernando (Gui Azevedo) e Ferreira; Diego Souza (Churín). Técnico: Tiago Nunes 

Caxias 0

Marcelo Pitol; Marlon, Guilherme Mattis (Henrique), Tiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Tontini (Gleydson), Diogo Oliveira (Carlos Alberto) e John Cley (Chico Vidaletti); Gustavo Ramos (Lennon) e Giovane Gomez. Técnico: Rafael Lacerda 

Gols: Matheus Henrique (28/1T) e Ferreira (37/2T)

Cartões amarelos: Matheus Henrique e Thiago Santos (Grêmio); Marlon e Gustavo Ramos (Caxias)

Arbitragem: Jean Pierre Lima

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data e hora: 09/05, às 16h

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Também foram localizados dois carregadores e cem munições

Colisão entre carro e moto ocorreu na altura do Bairro Imigrantes, próximo a Withe Martins

Governo de SP anunciou antecipação do cronograma de vacinação em 30 dias

Manhã é marcada por temperaturas baixas, mas tarde será amena no Estado