Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ribeiro larga na primeira fila, na prova de abertura da categoria Turismo Nacional em 2021

Luiz Carlos Ribeiro larga na segunda posição, na primeira etapa, em Interlagos. (Foto: Cláudio Kolodziej / Racing Photoshop / Divulgação)

O piloto bom-retirense Luiz Carlos Ribeiro, da equipe Charrua Racing, vai para a pista nesse final de semana na primeira etapa da categoria Turismo Nacional de automobilismo. O autódromo de Interlagos, em São Paulo, será palco dessa etapa, e Ribeiro que está na categoria Super, vai largar na primeira fila com o seu Toyota Etios, ao lado do piloto Fabiano Cardoso que ficou com a poli.

O Turismo Nacional inicia sua sexta temporada, agora como parte do pacote de categorias da Vicar, ao lado de Stock Car e Stock Light. Com isso, ganha visibilidade ainda maior e a condição de porta de entrada para as séries disputadas com os motores V8. Mas mantém a filosofia que, nos últimos anos, garantiu média de 70 carros por etapa nas classes Super, 1A, 1B e Sênior.

A principal novidade técnica já havia sido anunciada antes da parceria com a Vicar: o uso de rodas aro 15 (Scorro) e pneus semi-slick. Uma combinação que vai baixar os tempos de volta sem impacto excessivo nos custos. São quatro corridas por categoria, com inversões sucessivas de grid nas provas 2, 3 e 4 (o número de posições depende do décimo de segundo da última volta do décimo colocado).

A variedade de marcas e modelos se mantém. Todos desenvolvidos de forma independente pelos preparadores, com motorizações 1.600cc diferentes, equalizados com sucesso para garantir o equilíbrio que é marca registrada do Turismo Nacional. VW Gol e Up; Fiat Mobi, Uno e Argo; Toyota Etios e Yaris; Ford Ka; GM Onix e New Onix; Renault Sandero e Kwid e Citroën C3 (literalmente) batem rodas em corridas intensas e seguidas, com 20 minutos de duração, mais uma volta.

Programação

Na sexta-feira, dia 14, ocorreram os treinos livres e as tomadas de tempo para definirem o grid. No domingo, dia 16, a primeira largada (1A/1B) acontece às 8h05, seguida pela corrida 2. Às 9h20 é a vez da Super, para suas duas primeiras provas. Às 15h10 a programação é retomada, no mesmo esquema.

Transmissão

A presença de público nas corridas ainda está proibida em função da pandemia do Covid-19, mas as corridas podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal da Turismo Nacional no YouTube.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também