Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

RS poderá registrar ventos de até 100 Km/h neste sábado

Foto: Divulgação

O final de semana deve começar com tempo instável em grande parte do Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, a formação de um ciclone extratropical na altura do Uruguai, espalha nuvens carregadas sobre a Região Metropolitana, a Serra, o Litoral e as regiões norte, noroeste e sul do Estado, mantendo as condições para chuva forte nessas áreas até o final da manhã. Depois desse período, no entanto, a instabilidade se afasta e o céu tende a se abrir também nessas regiões. 

O destaque do dia, porém, fica por conta do vento intenso que atinge quase toda a Metade Sul e ainda um pouco da Metade Norte (conforme mostra o mapa). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de vendaval para essa faixa, chamando atenção para o risco de rajadas que podem chegar a 100 km/h, com potencial para provocar queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.

No Vale do Taquari ainda pode chover de forma fraca e irregular nas primeiras horas do dia, porém, no decorrer da manhã o sol aparece alternado por alguns períodos de maior nebulosidade no Vale. A temperatura na região varia entre 12ºC e 21ºC.

Domingo

No domingo, dia 23, uma massa de ar seco e frio passa a atuar sobre o Rio Grande do Sul, deixando o tempo firme e com sol em todas as regiões, sem mais possibilidade de chuva. Na Campanha e no Litoral Sul, ainda venta forte, com rajadas que podem chegar a 80 km/h. 

As temperaturas, por sua vez, voltam a cair de maneira mais significativa. Para São José dos Ausentes, por exemplo, a mínima prevista é de 2°C.

Inmet / NIH Univates

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também