Giro do Vale / Destaque / Geral

VÍDEO: foguete chinês é visto no céu antes de cair no Oceano Índico

A trajetória do objeto pode ser acompanhada em transmissões ao vivo pelo Youtube

Foto Divulgação

O foguete chinês que estava sem controle e caiu no Oceano índico na noite deste sábado, dia 8, foi visto em Torres, no litoral norte gaúcho, às 19h06min de quinta-feira, dia 6. O objeto também foi avistado em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais entre quinta-feira e este sábado, dia 8.

Em SC, de acordo com o portal G1, a câmera de monitoramento de uma estação em Monte Castelo registrou o objeto passando pouco após as 18h30min de sexta-feira, dia 7. 

“A gente tem certeza que é o foguete. Primeiro que já era para passar pela posição e horário que passou e dá para ver nas imagens uma variação de brilho. Essa variação de brilho vem sendo observada e é a partir dela que ficou claro que estava fora de controle. Quando está girando é porque não está estável em órbita”, explicou o diretor técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita.

A trajetória do objeto foi acompanhada em transmissões ao vivo no canal do Youtube do Clima ao Vivo. 

O país asiático colocou em órbita o primeiro módulo de sua estação espacial em 29 de abril, graças a um foguete Longa Marcha 5B – o mais poderoso e imponente lançador chinês. É a primeira parte deste foguete, atualmente em órbita, que retorna à Terra. 

Após um longo silêncio das autoridades espaciais e diplomáticas chinesas, Pequim se pronunciou sobre o assunto na sexta-feira, dia 7. “A maioria dos componentes (do foguete) vai queimar na reentrada na atmosfera”, assegurou Wang Wenbin, porta-voz do ministério de Relações Exteriores da China. “A probabilidade de causar danos às atividades aéreas ou (a pessoas, edifícios e atividades) em solo é extremamente baixa”, completou.

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Corpo que estava em avançado estado de decomposição, foi encontrado por um pescador.

Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou relatos de falta do imunizante em prefeituras gaúchas

No Vale do Taquari, a mínima será de 13°C e a máxima chega aos 32°C

Sexta oportunidade de deixar o Z4 foi desperdiçada com derrota por 2 a 0, em jogo com pênalti e expulsão do zagueiro Paulo Miranda