Giro do Vale / Destaque / Geral

VÍDEO: foguete chinês é visto no céu antes de cair no Oceano Índico

A trajetória do objeto pode ser acompanhada em transmissões ao vivo pelo Youtube

Foto Divulgação

O foguete chinês que estava sem controle e caiu no Oceano índico na noite deste sábado, dia 8, foi visto em Torres, no litoral norte gaúcho, às 19h06min de quinta-feira, dia 6. O objeto também foi avistado em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais entre quinta-feira e este sábado, dia 8.

Em SC, de acordo com o portal G1, a câmera de monitoramento de uma estação em Monte Castelo registrou o objeto passando pouco após as 18h30min de sexta-feira, dia 7. 

“A gente tem certeza que é o foguete. Primeiro que já era para passar pela posição e horário que passou e dá para ver nas imagens uma variação de brilho. Essa variação de brilho vem sendo observada e é a partir dela que ficou claro que estava fora de controle. Quando está girando é porque não está estável em órbita”, explicou o diretor técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita.

A trajetória do objeto foi acompanhada em transmissões ao vivo no canal do Youtube do Clima ao Vivo. 

O país asiático colocou em órbita o primeiro módulo de sua estação espacial em 29 de abril, graças a um foguete Longa Marcha 5B – o mais poderoso e imponente lançador chinês. É a primeira parte deste foguete, atualmente em órbita, que retorna à Terra. 

Após um longo silêncio das autoridades espaciais e diplomáticas chinesas, Pequim se pronunciou sobre o assunto na sexta-feira, dia 7. “A maioria dos componentes (do foguete) vai queimar na reentrada na atmosfera”, assegurou Wang Wenbin, porta-voz do ministério de Relações Exteriores da China. “A probabilidade de causar danos às atividades aéreas ou (a pessoas, edifícios e atividades) em solo é extremamente baixa”, completou.

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Também foram localizados dois carregadores e cem munições

Colisão entre carro e moto ocorreu na altura do Bairro Imigrantes, próximo a Withe Martins

Governo de SP anunciou antecipação do cronograma de vacinação em 30 dias

Manhã é marcada por temperaturas baixas, mas tarde será amena no Estado