Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 23 de abril de 2024

Prefeitura de Bom Retiro do Sul assume a Gestão Plena Hospitalar

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo

A prefeitura de Bom Retiro do Sul assume a partir de 1° de julho, a Gestão Plena Hospitalar. A transição para este novo momento, com a elaboração do contrato foi construída pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde através do secretário Paulo Ricardo Marmitt e da Coordenadora de Programas da Saúde, Samira Muhammad Saleh Diab. Posteriormente, a finalização do contrato envolveu representantes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e do Hospital de Caridade Sant’Ana (HCSA).

Conforme Marmitt, de forma prática, com a Gestão Hospitalar, os recursos federais para a saúde percorrerão um novo caminho. “Neste processo, deixa de existir a figura do Estado como intermediador. O recurso financeiro do governo federal passa a vir direto para o município”, exemplificou.

Marmitt destaca que a partir de julho, o município terá autonomia para o uso dos recursos nos atendimentos de MAC (média e alta complexidade), bem como nos atendimentos ambulatoriais, não ficando atrelado exclusivamente ao Hospital de Caridade Sant’Ana.

“Outra vantagem que o município terá com a gestão plena é o aumento no teto para captação de recursos para aplicação MAC e ambulatoriais, passando dos atuais R$ 78 mil para até R$ 800 mil por ano. Com essa nova possibilidade, poderemos ampliar e até ofertar mais serviços em saúde para a população”, ressaltou o secretário.

A assunção da gestão plena hospitalar implicará na disponibilização de um profissional médico autorizador dos procedimentos, bem como de um médico auditor, que fará a análise minuciosa dos relatórios relativos aos serviços prestados.

“Caberá ao contratado apresentar trimestralmente os indicadores qualitativos e quantitativos atingidos de acordo com o plano operativo para a comissão de acompanhamento do contrato. O processo será mais rigoroso, com maior segurança e transparência”, finalizou Marmitt.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também