Giro do Vale / Saúde

Prefeitura de Bom Retiro do Sul assume a Gestão Plena Hospitalar

A partir de 1º de julho o recurso o governo federal passa a vir direto para o município

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo

A prefeitura de Bom Retiro do Sul assume a partir de 1° de julho, a Gestão Plena Hospitalar. A transição para este novo momento, com a elaboração do contrato foi construída pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde através do secretário Paulo Ricardo Marmitt e da Coordenadora de Programas da Saúde, Samira Muhammad Saleh Diab. Posteriormente, a finalização do contrato envolveu representantes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e do Hospital de Caridade Sant’Ana (HCSA).

Conforme Marmitt, de forma prática, com a Gestão Hospitalar, os recursos federais para a saúde percorrerão um novo caminho. “Neste processo, deixa de existir a figura do Estado como intermediador. O recurso financeiro do governo federal passa a vir direto para o município”, exemplificou.

Marmitt destaca que a partir de julho, o município terá autonomia para o uso dos recursos nos atendimentos de MAC (média e alta complexidade), bem como nos atendimentos ambulatoriais, não ficando atrelado exclusivamente ao Hospital de Caridade Sant’Ana.

“Outra vantagem que o município terá com a gestão plena é o aumento no teto para captação de recursos para aplicação MAC e ambulatoriais, passando dos atuais R$ 78 mil para até R$ 800 mil por ano. Com essa nova possibilidade, poderemos ampliar e até ofertar mais serviços em saúde para a população”, ressaltou o secretário.

A assunção da gestão plena hospitalar implicará na disponibilização de um profissional médico autorizador dos procedimentos, bem como de um médico auditor, que fará a análise minuciosa dos relatórios relativos aos serviços prestados.

“Caberá ao contratado apresentar trimestralmente os indicadores qualitativos e quantitativos atingidos de acordo com o plano operativo para a comissão de acompanhamento do contrato. O processo será mais rigoroso, com maior segurança e transparência”, finalizou Marmitt.

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Emerson Gregory Machado, 23 anos, não é visto desde o último domingo, dia 15

Criminosos empreenderam fuga por cerca de 20 quilômetros, mas acabaram sendo interceptados

A ministra do STF pediu ao procurador-geral da República que opine sobre a aceitação ou não do pedido de investigação

No Vale do Taquari, a quinta será de sol entre nuvens, com temperatura que varia entre 10ºC e 16ºC