Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Reativação do Porto de Estrela deve facilitar escoamento no Vale do Taquari

Foto: Divulgação / CIC VT

Há pouco mais de um ano, a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT) intensificou a mobilização para reativar o terminal multimodal do município. A entidade realizou uma série de encontros com investidores e potencias operadores. De acordo com o vice-presidente da CIC VT, Gilberto Piccinini, um dos principais objetivos dessa constante luta é baratear os custos de logística para melhorar a competitividade das empresas. 

“Esperamos que esse movimento continue cada vez mais, queremos ver toda essa estrutura funcionando, para viabilizar o transporte, baratear custos de logísticas que são muito pesados para a empresa. ”

Piccini acredita que a reativação dos silos vai proporcionar a reativação gradativa de todo porto, com a retomada das operações hidro ferroviárias, afim de diminuir a dependência do transporte terrestre.

A Nutritec Suprimentos Agropecuários Ltda é a nova operadora dos silos e armazéns do Porto de Estrela. A empresa privada da área de suprimentos agropecuários – nutrição animal – assumiu oficialmente na segunda-feira (7) as operações no espaço que, desde 1978 e até então, era utilizado pela Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa). 

A nova operadora foi escolhida através da modalidade de contrato por dispensa de licitação por meio de chamamento público. O contrato de cessão onerosa inicial é de seis meses, de acordo com os regulamentos da legislação de licitações (lei 8.666 de 1993).

Localizada no Porto de Estrela, o local possui infraestrutura composta por 28 silos com capacidade estática para 58.500 toneladas.

AI

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também