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CCR ViaSul inicia obra de duplicação da BR-386 entre Lajeado e Marques de Souza

A concessionária aguardava o recebimento da Autorização de Supressão Vegetal (ASV), para iniciar os trabalhos de preparação para o pavimento

Foto: Ai / CCR ViaSul / Divulgação

A CCR ViaSul começou a obra de duplicação da BR-386 na manhã desta quinta-feira, dia 1º. O primeiro trecho a receber a melhoria, com 20,3 quilômetros de extensão, vai do km 325,5, em Marques de Souza até o km 345,8, em Lajeado. A concessionária aguardava o recebimento da Autorização de Supressão Vegetal (ASV), para iniciar os trabalhos de preparação para o pavimento.

A análise prévia do local, bem como as instalações do canteiro de obras e alojamentos, além da preparação do maquinário e das frentes de obras já foram concluídas. Serão investidos R$ 250 milhões nesta primeira etapa da obra.

Além da duplicação dos 20,3 quilômetros, serão feitos 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores.

Também serão implantados diversos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais. O contrato de concessão da rodovia prevê a conclusão da duplicação dos 20,3 quilômetros até fevereiro de 2023.

Marques de Souza

  • construção de novos acessos (km 310,5, km 310,6, km 315,8, km 324,8, km 325,8, km 326,8 e km 329,3);
  • construção de novos retornos (km 312,1, km 314,2, km 324,2, km 330,5 e km 337,5);
  • construção de nova passarela (km 325,8);
  • readequação de interconexão (km 317,3);
  • construção de nova ponte e alargamento da ponte já existente sobre a Várzea Marques de Souza I, II, III e IV;
  • implantação de nova iluminação na via principal;

Forquetinha

  • melhoria de acesso (km 338);
  • construção de nova passarela (km 338);

Lajeado

  • criação de novos acessos viários à Forquetinha;
  • construção de nova ponte e alargamento da ponte já existente sobre o Arroio Forquetinha;
  • construção de novas vias marginais em ambos os lados da rodovia (do km 339,3 ao km 345,8);
  • construção de novas passarelas (km 338, km 342,5, km 344,3, km 346,6 e km 347,9);
  • novas passagens inferiores e superiores (km 339,8, km 344,4 e km 345,3);
  • novo acesso no km 338;
  • nova interconexão no km 341,7;
  • readequação de interconexões no km 346,1, no km 347,1 e no km 348,9;
  • implantação de nova iluminação na via principal e marginais;

Em nove anos, a CCR ViaSul irá duplicar mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais. Ainda, serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação. Todo esse investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

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