Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Massa de ar polar traz sequência de dias gelados para o Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

A semana que começa será influenciada pela massa de ar frio de origem polar mais forte a alcançar o Brasil até agora neste ano, mas os seus reflexos não se darão com a mesma força das últimas duas ondas de frio no Centro-Sul do Brasil. Em muitas cidades do Sul do país será o frio mais intenso de 2021 até agora.

Nesta segunda-feira, dia 26, a frente fria começa a avançar sobre o território gaúcho, e com isso, muitas nuvens cobrem o Vale do Taquari, ocorrendo pancadas de chuva, que podem ser ocasionalmente fortes e vir acompanhadas de temporais localizados. Com o tempo instável, as temperaturas apresentam pouca variação, ficando entre 13ºC e 21ºC.

O ar polar começa a ingressar no Rio Grande do Sul no decorrer da terça-feira, dia 27, quando se espera que as mínimas ocorram à noite, quando vai começar a ficar muito frio.

Esta será uma das erupções de ar polar de maior intensidade dos tempos recentes no Sul do Brasil e as marcas mínimas em algumas estações, especialmente de municípios de maior altitude, devem ficar entre as mais baixas registradas nos primeiros 20 anos deste século, mas, no geral, a onda de frio não deve superar em força as ondas de frio, por exemplo, dos anos 2000 e 2012. Mesmo assim, nos casos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, deve figurar entre as mais fortes da história recente.

Muitos dias gelados em sequência

Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem enfrentar seis a sete dias seguidos com mínimas abaixo de zero em seus territórios. De quarta até domingo que vem, a tendência é que ocorram marcas negativas no Sul do país com o frio mais intenso na média do dia inteiro entre quarta e sexta. As menores mínimas devem ocorrer na sexta-feira, dia 30, quando muitas cidades terão marcas abaixo de zero.

Mesmo com a presença do sol, as tardes devem ser de temperatura máxima baixa entre a quarta-feira e sexta, sequer chegando aos 10ºC em muitos municípios.

No Rio Grande do Sul, marcas de -7ºC a -9ºC podem ser registradas nos Campos de Cima da Serra e em baixadas da região da Serra do Sudeste e da área de Soledade. Na Serra Gaúcha e no Centro-Serra (área de Sobradinho), as mínimas em baixadas devem ficar entre -4ºC e -6ºC. Pontos do Noroeste gaúcho e do Planalto Médio poderão ter mínimas tão baixas no final desta semana quanto -4ºC a -5ºC.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também