Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 18 de abril de 2024

RS antecipa prazo, e deve vacinar população adulta até dia 25 de agosto

Foto: Divulgação

A nova previsão para que toda a população gaúcha a partir de 18 anos esteja imunizada com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, é o dia 25 de agosto, conforme anunciou o governador Eduardo Leite nesta quarta-feira, dia 11.

A estimativa anterior, divulgada na semana passada, era 30 de agosto. O cronograma foi atualizado após análise da Secretaria da Saúde feita com base nas previsões de envio de vacinas pelo Ministério da Saúde e no ritmo de aplicação das doses pelos municípios.

“Ou seja, em duas semanas, todos os gaúchos a partir de 18 anos, em todos os municípios, devem estar recebendo a primeira dose da vacina. É muito importante que a gente continue nessa direção. As prefeituras estão fazendo a sua parte, e é fundamental que todos os gaúchos se vacinem, para protegerem a si mesmos, às suas famílias e a todos que estão à sua volta. Te cuida e te vacina”, afirmou o governador em vídeo divulgado nas redes sociais.

Até esta quarta-feira, 77,1% da população vacinável acima de 18 anos no Estado já havia recebido ao menos uma dose de duas, ou dose única. Com a segunda dose ou o esquema vacinal completo, o índice é de 37,1% da população vacinável. Segundo o Estado, 37 municípios gaúchos já vacinaram todos os moradores com 18 anos ou mais.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, mais uma vez reforçou a necessidade de que as prefeituras realizem busca ativa das pessoas que deixaram de se vacinar quando chegou sua vez.

“Há uma disparidade grande na aplicação das vacinas entre os municípios, porque alguns evoluem por grupo etário sem que toda a população vacinável daquela faixa tenha sido imunizada. Não adianta acelerar até 18 anos se parte da população ficou para trás. É preciso olhar para frente de olho no retrovisor”, salientou Arita.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também