Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Sicredi Ouro Branco completa 40 anos construindo sua história junto aos associados

Sede Administrativa Sicredi Ouro Branco em Teutônia. (Foto: Divulgação)

Há 40 anos, no dia 20 de agosto de 1981, nascia a Sicredi Ouro Branco, uma das maiores Cooperativas de Crédito do Estado e do País, que atualmente consolida-se como uma ferramenta muito eficaz de organização econômica, possuindo a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas e da sociedade.

A cooperativa, que é integrante do Sistema Sicredi – a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, caminha a passos firmes na busca pelo desenvolvimento, não apenas na gestão e na governança, mas na evolução econômica e financeira, sólida e equilibrada. Atualmente conta com mais de 71 mil associados e administra mais de R$ 2,1 bilhões em recursos (depósitos e patrimônio líquido), atuando em 21 municípios dos Vales do Caí e Taquari, com 22 agências e uma equipe de 290 colaboradores.

Com atuação local e iniciativas pautadas nos princípios do cooperativismo, gera renda para a região por meio de soluções financeiras, reinvestindo os resultados nas comunidades em que está inserida, transformando vidas e realidades. Dessa forma, o Sicredi se destaca como um importante instrumento de desenvolvimento local, que promove a geração de valor econômico, social e ambiental.

O presidente da Cooperativa, Neori Ernani Abel, agradece: “em nome da direção da Cooperativa, agradeço a todos os associados que escolhem diariamente a Sicredi Ouro Branco para realizarem os seus negócios financeiros, contribuindo assim com a construção de uma sociedade mais próspera”.

40 ANOS DE HISTÓRIA

A história da Sicredi Ouro Branco teve início em 20 de agosto de 1981, com a iniciativa de 24 produtores rurais de Teutônia, que se uniram em prol de um trabalho que objetivava atender a demanda de captação e financiamentos do setor primário.  Reunidos em Assembleia Geral, eles fundaram a Cooperativa de Crédito Rural Ouro Branco – Crediouro e deram início a uma trajetória de superação e sucesso. Uma década depois, no ano de 1992 a Cooperativa passa a integrar o Sistema Sicredi e adotar a marca em todas as suas agências.

Entre as principais conquistas desta caminhada está a aprovação – pelo Banco Central do Brasil – do projeto de Livre Admissão de Associados, que ampliou a atuação da instituição no mercado regional. Desde 2006 a cooperativa oferece soluções financeiras tanto ao público rural quanto ao urbano, beneficiando pessoas físicas e jurídicas. Com um portfólio de mais de trezentos produtos e serviços, o Sicredi passa a oferecer oportunidades e vantagens para que o associado desenvolva todos os seus negócios com a cooperativa de crédito.

Atendimento consultivo ao associado. (Foto: Divulgação)

No ano de 2011, a Cooperativa implanta a nova organização do quadro social, em núcleos, proporcionando maior representatividade e participação dos associados na gestão da Cooperativa. Foram escolhidos os primeiros Coordenadores de Núcleo que representavam todos os associados, levando o voto dos sócios para a Assembleia Geral. Atualmente a Cooperativa possui 103 núcleos e 300 Coordenadores de Núcleo, representando as comunidades de toda a área de atuação da Sicredi Ouro Branco.

No ano de 2014 a Sicredi Ouro Branco inaugurou a sua sede administrativa atual, localizada na cidade de Teutônia, sendo este mais um marco no desenvolvimento da Cooperativa, que neste mesmo ano implantou a política de governança, de acordo com as diretrizes do Banco Central, segregando a atuação da Diretoria Estratégica e Diretoria Executiva, garantindo as boas práticas da governança corporativa.

Ao completar 40 anos a Cooperativa consolida-se entre as principais do Sistema Sicredi. Conta com um quadro de colaboradores preparados para atender o associado de forma consultiva, transformando atendimento em relacionamento. Suas agências possuem estrutura ampla e moderna, feitas para que o associado viva uma ótima experiência e se sinta em casa.

Mais de 71 mil associados contam com os diferenciais de uma instituição financeira da comunidade, que reinveste os recursos localmente, desenvolvendo a região em que atua.  A Sicredi Ouro Branco possui atualmente 23 Cooperativas Escolares ativas junto a quatro municípios da região, com mais de 780 jovens associados e 46 professores envolvidos. Está presente nas comunidades como um agente transformador e protagonista disseminando a Educação Financeira, cooperando com uma vida financeira sustentável. Os resultados da Cooperativa são distribuídos aos associados anualmente, na conta corrente, na conta capital e através do fundo social, em 2021 beneficiou sete hospitais da área de atuação da Cooperativa.

Sicredi Ouro Branco, 40 anos de resultados marcados pela responsabilidade social, credibilidade, crescimento e pela contribuição na melhoria da qualidade de vida dos associados e das comunidades onde atua.

LIVE DOS 40 ANOS

No dia 20 de agosto, dia do aniversário de 40 anos, os associados poderão acompanhar um evento em formato de live, preparado de forma especial para comemorar esta data especial. Na programação a comunidade poderá conhecer os principais fatos da história da Cooperativa, atrações culturais e um presente para os associados que será lançado no evento:

20 de agosto | 20h

– Fatos marcantes da nossa história;

– Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia;

– Lançamento de um presente aos associados;

– Show “Os Serranos”.

Acompanhe no canal do Facebook e do Youtube da Sicredi Ouro Branco.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também