Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 18 de abril de 2024

RS deve apresentar melhora no tempo neste domingo

Foto: Divulgação

Domingo começa com muitas nuvens no Rio Grande do Sul e chance de chuva em várias regiões, sobretudo na Metade Leste gaúcha. No decorrer do dia, porém, a instabilidade irá se afastar para o oceano e o sol aparece com nuvens em diversos pontos do Estado.

Tempo mais aberto na Metade Oeste. Na Metade Leste, o que inclui a Capital, o dia terá ainda muitas nuvens e garoa isolada, mas com chance de aberturas principalmente à tarde. No Vae do Taquari o dia começará com possibilidade de chuva, mas na segunda metade do período o tempo deve começar a melhorar. A temperatura varia entre 16ºC e 20ºC.

Alerta de chuva volumosa e temporais

A segunda terá sol e nuvens com aumento da nebulosidade. Ar muito quente chega ao Norte e Noroeste gaúcho e organiza frente quente sobre o Rio Grande do Sul. Por isso, nuvens carregadas se formam no Oeste e devem avançar para a faixa central e parte do Sul gaúcho da tarde para a noite com chuva, raios e risco de granizo isolado.

A terça pode ser um dia complicado. Ar muitíssimo quente cobrirá o Noroeste e o Norte do Estado com sol e muito calor enquanto a frente quente ganha intensidade sobre o Oeste, o Centro, o Sul e a maior parte do Leste gaúcho entre a madrugada e de manhã com chuva forte a intensa, enorme quantidade de raios e risco crítico de temporais de vento (vendavais) e granizo de variado tamanho. Os volumes de chuva em pontos do Centro, do Oeste e do Sul na terça podem ser altíssimos com 100 mm em menos de três horas.

Na quarta, a frente quente se converte em fria. O sistema traz chuva forte e temporais no Oeste e no Sul já cedo e após avança para as demais regiões com chuva forte e tempestades. A maior parte dos dados indica que a chuva mais intensa e volumosa no acumulado até quarta se concentraria no Oeste, Centro e no Sul gaúcho com mais de 100 mm em muitos municípios e marcas de 150 mm a 250 mm em alguns. A atmosfera estará propícia para tempo severo com chuva extrema, alto risco de vendavais, muitos raios e granizo de variado tamanho entre terça e quarta. Alguns temporais podem ser fortes a severos com danos.

MetSul / NIH Univates

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também