Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Após seis horas fora do ar, WhatsApp, Instagram e Facebook começam a funcionar

Foto: Divulgação

Após cerca de seis horas fora do ar, WhatsApp, Instagram e Facebook começaram a retomar o funcionamento por volta das 18h30min desta segunda-feira (4). Os serviços, no entanto, apresentam instabilidade. 

Por volta das 17h, a empresa disse que problemas com a rede estão causando a pane global.  A instabilidade do WhatsApp, Instagram e Facebookcomeçou por volta das 12h50min. 

Ainda não há informações sobre o que levou as três redes sociais a saírem do ar no mundo todo.  

O Facebook não revelou a possível causa da interrupção, mas especialistas em segurança cibernética disseram que encontraram sinais de interrupção nas rotas que conectam as pessoas à rede social. Especialistas cogitam que problemas nos servidores DNS (que convertem os nomes dos domínios em endereços IP) de Facebook, Instagram e WhatsApp levaram à queda do serviço. 

“O Facebook e suas propriedades relacionadas desapareceram da internet em uma enxurrada de atualizações do BGP (sigla em inglês para Protocolo de Porta de Entrada)”, tuitou John Graham-Cumming, diretor de tecnologia da empresa de web Cloudflare.

Ele acrescentou que minutos antes de os serviços serem desconectados, houve “muitas (…) mudanças (principalmente retiradas de rota)”.

A indisponibilidade do Facebook afeta também outros serviços, como jogos em rede, que utilizam a conta da rede social para realizar a conexão.

A interrupção ocorre um dia depois de uma mulher aparecer na televisão norte-americana para revelar sua identidade após vazar documentos para as autoridades, alegando que o Facebook sabia que suas plataformas estavam alimentando o ódio e prejudicando a saúde mental de crianças e adolescentes.

GZH

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também