Giro do Vale / Destaque / Tecnologia

Após seis horas fora do ar, WhatsApp, Instagram e Facebook começam a funcionar

Pane no sistema teria afetado usuários em várias partes do mundo

Foto: Divulgação

Após cerca de seis horas fora do ar, WhatsApp, Instagram e Facebook começaram a retomar o funcionamento por volta das 18h30min desta segunda-feira (4). Os serviços, no entanto, apresentam instabilidade. 

Por volta das 17h, a empresa disse que problemas com a rede estão causando a pane global.  A instabilidade do WhatsApp, Instagram e Facebookcomeçou por volta das 12h50min. 

Ainda não há informações sobre o que levou as três redes sociais a saírem do ar no mundo todo.  

O Facebook não revelou a possível causa da interrupção, mas especialistas em segurança cibernética disseram que encontraram sinais de interrupção nas rotas que conectam as pessoas à rede social. Especialistas cogitam que problemas nos servidores DNS (que convertem os nomes dos domínios em endereços IP) de Facebook, Instagram e WhatsApp levaram à queda do serviço. 

“O Facebook e suas propriedades relacionadas desapareceram da internet em uma enxurrada de atualizações do BGP (sigla em inglês para Protocolo de Porta de Entrada)”, tuitou John Graham-Cumming, diretor de tecnologia da empresa de web Cloudflare.

Ele acrescentou que minutos antes de os serviços serem desconectados, houve “muitas (…) mudanças (principalmente retiradas de rota)”.

A indisponibilidade do Facebook afeta também outros serviços, como jogos em rede, que utilizam a conta da rede social para realizar a conexão.

A interrupção ocorre um dia depois de uma mulher aparecer na televisão norte-americana para revelar sua identidade após vazar documentos para as autoridades, alegando que o Facebook sabia que suas plataformas estavam alimentando o ódio e prejudicando a saúde mental de crianças e adolescentes.

GZH

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Crime foi registrado no Bairro Vale dos Pinheiros

As duas vítimas fatais estavam em uma Parati com placa de Cruzeiro do Sul

Estado também terá o avanço de ar frio e seco neste final de semana

Após vitória com autoridade, Colorado é terceiro colocado, com 24 pontos e segue na caça aos líderes da competição