Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Troca de tiros termina com 25 bandidos do “novo cangaço” mortos, em Minas Gerais

Foto: Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), detalhou na manhã deste domingo, dia 31, a operação que terminou com 25 bandidos, ligados ao ‘novo cangaço’, mortos, em Varginha, no Sul de Minas. O caso, é considerado uma das maiores ações contra quadrilhas de roubo a banco no país.

A operação conjunta com a Polícia Militar (PM) ocorreu em duas chácaras da região. 

“Na primeira abordagem os criminosos que atacaram os policiais e vieram a óbito totalizando 18 mortes, recuperados 10 fuzis, além de outras armas,  munições, granadas, coletes, miguelitos (sendo levantando neste momento o arsenal) e dez veículos roubados”, informa nota do conjunta do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da PRF. 

Parte da quadrilha estava em outro sítio, onde mais sete criminosos foram mortos após intensa troca de tiros. Três metralhadoras ponto 50, que derrubam até aeronaves, foram apreendidas.

O que é novo cangaço?

Usada para designar quadrilhas especializadas em grandes assaltos a bancos, a expressão “novo cangaço” foi cunhada há cerca de três décadas no Brasil. Bandos são responsáveis por crimes de grande repercussão, como o assalto à unidade do Banco do Brasil em Araçatuba, em São Paulo, onde os suspeitos pretendiam R$ 90 milhões e impactaram o país com imagens de populares usados como escudos-humanos. 

Em Minas Gerais, bem como em outras regiões do país, os suspeitos não chegam às cidades sem estar munidos com forte armamento – como metralhadoras de alto calibre capazes de derrubar aeronaves, fuzis e pistolas; alguns utilizam também carros blindados, e coletes balísticos são itens indispensáveis para esses criminosos. As ações do novo cangaço são marcadas por extrema violência. 

Itatiaia
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também