Giro do Vale / Destaque / Meio Ambiente / Polícia

Início da piracema conta com operação do Batalhão Ambiental da BM no rio Taquari

O defeso começou neste dia 1º de novembro e se estende até 31 de janeiro

Foto: Divulgação / BABM

A Piracema iniciou oficialmente nesta segunda-feira, dia 1º de novembro. E para marcar o início desse período de defeso, o 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), de Estrela, realizou a Operação Piracema junto às águas do rio Taquari.

Os policiais realizaram patrulhamento embarcado, passando pelos municípios de Lajeado, Taquari, Venâncio Aires (Mariante), Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul. O objetivo da operação foi coibir a pesca irregular em período defeso, contrariando a instrução normativa IBAMA 197/2008.

Foto: Divulgação / BABM

A guarnição recolheu 1.150 metros de redes de pesca, dois espinheis totalizando 50 metros de comprimento, e duas covas. Ainda durante a ação, foram abordadas 27 pessoas, embarcações, vistoriados 17 acampamentos, com a identificação de três indivíduos e realizado um termo de apreensão.

Que é a piracema e qual sua importância?

Durante o período do ano que vai de 1º de novembro até 31 de janeiro, é comum a ocorrência de um fenômeno chamado piracema, em que os peixes de água doce sobem contra as correntezas dos rios para a desova. Em outras palavras, a piracema é a fecundação e desenvolvimento dos peixes, para que o ciclo de vida permaneça funcionando.

O que é permitido?

Bom Retiro do Sul é considerado o pesqueiro do vale, justamente por atrair muitos pescadores durante o ano inteiro. No período de defeso a pesca é permitida a uma distância de 1,5 mil metros a jusante e a montante da barragem eclusa.

É permitida a quantidade máxima de 5Kg de pescado por pessoa. Em caso de pesca embarcada, em barco a motor, é necessário ter carteira de pescador amador, e o condutor desse barco precisa ter habilitação para conduzi-lo.

Veja mais imagens

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Comentários

  1. Jorge de borba disse:

    A onde posso fazer a carteira de pescador amador e a habilitação p o barco a motor

Publicidade

Últimas Notícias

Após inclusão de 3 milhões de famílias, benefício será pago a 17,5 milhões, enquanto a ajuda do gás chegará a 5,4 milhões

Chuva atinge alguns pontos, mas Noroeste e Norte seguem sob intensa temperatura

Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Samu foram acionados para atender a ocorrência

No total, 59,1 mil doses serão entregues para municípios do Rio Grande do Sul