Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de abril de 2024

Início da piracema conta com operação do Batalhão Ambiental da BM no rio Taquari

Foto: Divulgação / BABM

A Piracema iniciou oficialmente nesta segunda-feira, dia 1º de novembro. E para marcar o início desse período de defeso, o 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), de Estrela, realizou a Operação Piracema junto às águas do rio Taquari.

Os policiais realizaram patrulhamento embarcado, passando pelos municípios de Lajeado, Taquari, Venâncio Aires (Mariante), Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul. O objetivo da operação foi coibir a pesca irregular em período defeso, contrariando a instrução normativa IBAMA 197/2008.

Foto: Divulgação / BABM

A guarnição recolheu 1.150 metros de redes de pesca, dois espinheis totalizando 50 metros de comprimento, e duas covas. Ainda durante a ação, foram abordadas 27 pessoas, embarcações, vistoriados 17 acampamentos, com a identificação de três indivíduos e realizado um termo de apreensão.

Que é a piracema e qual sua importância?

Durante o período do ano que vai de 1º de novembro até 31 de janeiro, é comum a ocorrência de um fenômeno chamado piracema, em que os peixes de água doce sobem contra as correntezas dos rios para a desova. Em outras palavras, a piracema é a fecundação e desenvolvimento dos peixes, para que o ciclo de vida permaneça funcionando.

O que é permitido?

Bom Retiro do Sul é considerado o pesqueiro do vale, justamente por atrair muitos pescadores durante o ano inteiro. No período de defeso a pesca é permitida a uma distância de 1,5 mil metros a jusante e a montante da barragem eclusa.

É permitida a quantidade máxima de 5Kg de pescado por pessoa. Em caso de pesca embarcada, em barco a motor, é necessário ter carteira de pescador amador, e o condutor desse barco precisa ter habilitação para conduzi-lo.

Comentários

  • Jorge de borba
    2 novembro, 2021

    A onde posso fazer a carteira de pescador amador e a habilitação p o barco a motor

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também