Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 18 de abril de 2024

IPVA 2022 poderá ser pago em até seis vezes e terá desconto maior para pagamento antecipado

Foto: Divulgação

A Receita do Rio Grande do Sul anunciou nesta sexta-feira que o IPVA de 2022 terá mais descontos, chance de parcelamento em seis vezes e poderá ser pago pelo sistema Pix. Apesar de não contabilizar mudanças em relação às alíquotas do tributo no Estado, a taxa terá um aumento médio de cerca de 22% para o contribuinte. O total de arrecadação do imposto é estimado em R$ 4,2 bilhões. A frota em solo gaúcho atualmente é de aproximadamente 7,2 milhões de veículos, sendo 53,9% tributáveis e 46,1% isentos. Entre as principais isenções, estão veículos com mais de 20 anos (cerca de 2,8 milhões).

De acordo com o governo do RS, os descontos, que antes eram de 3%, irão até 10%. Quem não conseguir pagar através da parcela única poderá fazê-lo de janeiro até junho, sem juros. No entanto, o contribuinte deverá fazer a primeira quitação até 31 de janeiro, obrigatoriamente. Nos três primeiros meses, as parcelas terão descontos de 10%, 6% e 3%, respectivamente. 

Quem quiser aproveitar o depósito do 13º salário e pagar o IPVA ainda em dezembro garantirá 20% de economia, segundo a Receita Estadual. O imposto poderá ser quitado a partir do dia 15 e o motorista que conseguir fazê-lo até 30 de dezembro terá um desconto de 10% e não incorrerá na variação da UPF/RS (que pelos índices inflacionários também deve ficar em 10%), gerando os 20% de redução potencial. 

Conforme Receita do RS, quase metade da frota tributável (46%) terá descontos pelo Bom Motorista e outros 16% estão incluídos na faixa do Bom Cidadão. Pagando de forma antecipada, neste mês, e com a soma de todos as reduções disponíveis, é possível obter a redução de 34,63% sobre o valor total do IPVA. 

O subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, explica que não houve alteração em relação às alíquotas: automóveis e caminhonetes têm alíquota de 3%; motocicletas 2%; e caminhões, ônibus e micro-ônibus 1%. “Criamos medidas para facilitar o pagamento do IPVA”, observou, acrescentando que o valor médio do IPVA 2022 é de R$ 990. “Entendemos que esse modelo de parcelamento ampliado deve ser consolidado nos próximos anos”, reforçou

Ao falar de 22% no imposto, Pereira mencionou que a produção de veículos sofreu com a ausência de insumos. “Houve grande valorização dos veículos no mercado nacional. A produção de veículos novos também foi impactada por conta do custo da cadeia logística e pela falta de insumos”, avaliou, destacando a importância de aumentar as parcelas para quitar o imposto. “A ideia é diminuir o impacto causado pelo aumento da base de cálculos dos veículos”, completou. 

Pix 

O Pix foi adotado pela Receita Estadual como forma de pagamento do IPVA. Esta alternativa pode ser feita com a consulta do site da Receita ou no aplicativo do IPVA /RS. Ali será gerado o QR Code a cada mês. Também será possível pagar em mais de 760 instituições relacionadas. Quem optar por pegar presencialmente, basta ir até agências do Banrisul, Bradesco, Sicredi ou Banco do Brasil. Também é possível pagar usando os aplicativos desses bancos. Assim como nos anos anteriores, apresentando o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), é possível pagar também as taxas de licenciamento e multas.

Vencimento conforme final da placa

1 e 2 – 25 de abril
2 e 3 – 26 de abril
5 e 6 – 27 de abril
7 e 8 – 28 de abril
9 e 0 – 29 de abril

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também