Giro do Vale / Geral

IPVA 2022 poderá ser pago em até seis vezes e terá desconto maior para pagamento antecipado

Pagamento antecipado em dezembro aliado aos descontos do Bom Motorista pode gerar uma economia de 34,63% sobre o valor total do imposto

Foto: Divulgação

A Receita do Rio Grande do Sul anunciou nesta sexta-feira que o IPVA de 2022 terá mais descontos, chance de parcelamento em seis vezes e poderá ser pago pelo sistema Pix. Apesar de não contabilizar mudanças em relação às alíquotas do tributo no Estado, a taxa terá um aumento médio de cerca de 22% para o contribuinte. O total de arrecadação do imposto é estimado em R$ 4,2 bilhões. A frota em solo gaúcho atualmente é de aproximadamente 7,2 milhões de veículos, sendo 53,9% tributáveis e 46,1% isentos. Entre as principais isenções, estão veículos com mais de 20 anos (cerca de 2,8 milhões).

De acordo com o governo do RS, os descontos, que antes eram de 3%, irão até 10%. Quem não conseguir pagar através da parcela única poderá fazê-lo de janeiro até junho, sem juros. No entanto, o contribuinte deverá fazer a primeira quitação até 31 de janeiro, obrigatoriamente. Nos três primeiros meses, as parcelas terão descontos de 10%, 6% e 3%, respectivamente. 

Quem quiser aproveitar o depósito do 13º salário e pagar o IPVA ainda em dezembro garantirá 20% de economia, segundo a Receita Estadual. O imposto poderá ser quitado a partir do dia 15 e o motorista que conseguir fazê-lo até 30 de dezembro terá um desconto de 10% e não incorrerá na variação da UPF/RS (que pelos índices inflacionários também deve ficar em 10%), gerando os 20% de redução potencial. 

Conforme Receita do RS, quase metade da frota tributável (46%) terá descontos pelo Bom Motorista e outros 16% estão incluídos na faixa do Bom Cidadão. Pagando de forma antecipada, neste mês, e com a soma de todos as reduções disponíveis, é possível obter a redução de 34,63% sobre o valor total do IPVA. 

O subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, explica que não houve alteração em relação às alíquotas: automóveis e caminhonetes têm alíquota de 3%; motocicletas 2%; e caminhões, ônibus e micro-ônibus 1%. “Criamos medidas para facilitar o pagamento do IPVA”, observou, acrescentando que o valor médio do IPVA 2022 é de R$ 990. “Entendemos que esse modelo de parcelamento ampliado deve ser consolidado nos próximos anos”, reforçou

Ao falar de 22% no imposto, Pereira mencionou que a produção de veículos sofreu com a ausência de insumos. “Houve grande valorização dos veículos no mercado nacional. A produção de veículos novos também foi impactada por conta do custo da cadeia logística e pela falta de insumos”, avaliou, destacando a importância de aumentar as parcelas para quitar o imposto. “A ideia é diminuir o impacto causado pelo aumento da base de cálculos dos veículos”, completou. 

Pix 

O Pix foi adotado pela Receita Estadual como forma de pagamento do IPVA. Esta alternativa pode ser feita com a consulta do site da Receita ou no aplicativo do IPVA /RS. Ali será gerado o QR Code a cada mês. Também será possível pagar em mais de 760 instituições relacionadas. Quem optar por pegar presencialmente, basta ir até agências do Banrisul, Bradesco, Sicredi ou Banco do Brasil. Também é possível pagar usando os aplicativos desses bancos. Assim como nos anos anteriores, apresentando o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), é possível pagar também as taxas de licenciamento e multas.

Vencimento conforme final da placa

1 e 2 – 25 de abril
2 e 3 – 26 de abril
5 e 6 – 27 de abril
7 e 8 – 28 de abril
9 e 0 – 29 de abril

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Crime foi registrado no Bairro Vale dos Pinheiros

As duas vítimas fatais estavam em uma Parati com placa de Cruzeiro do Sul

Estado também terá o avanço de ar frio e seco neste final de semana

Após vitória com autoridade, Colorado é terceiro colocado, com 24 pontos e segue na caça aos líderes da competição