Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Polícia Civil investiga golpe que vem sendo aplicado em idosos com empréstimos consignados

Foto: Ilustração

A Polícia Civil de Bom Retiro do Sul está investigando um golpe que vem sendo aplicado em idosos do município, e que também já é praticado em outras cidades da região e do Estado. Na última semana, uma vítima registrou boletim de ocorrência após cair em um tipo de estelionato que vem sendo aplicado principalmente em pessoas que possuem empréstimos consignados.

O crime vem sendo praticado, com os golpistas procurando preferencialmente por pessoas de mais idade, que possuam dívidas de empréstimos consignados, e estejam recebendo pouco. As vítimas são persuadidas, e convencidas a fazerem um novo empréstimo consignado, com a promessa de que irá abater todos os empréstimos anteriores tendo ainda uma sobra financeira.

Durante a conversa com as vítimas, a pessoa informa que através de um boleto emitido pelo Banco Central, fará o pagamento dos consignados anteriores, com o valor do empréstimo do novo empréstimo. Geralmente o aposentado não possui conhecimento de como funciona esse trâmite, e confia no golpista para que esse faça o empréstimo e a quitação do valor desse “boleto”, e transfere o valor do novo empréstimo para sua conta ou de terceiros, com a justificativa de que fará esse pagamento, e uma pequena parte deixa para a vítima.

Com boa fala e boa aparência, quem aplica o golpe acaba ganhando a confiança da vítima, e após isso, pede para que Como o GOLPISTA é uma pessoa de boa fala, aparenta ser boa gente, ganha a confiança da vítima. Após ganhar a confiança, pede para que a vítima não comunique ninguém sobre negócio que fizeram. Assim o estelionatário teria uma “justificativa” para dizer que os trâmites foram feitos dentro da legalidade. Porém, ainda assim, o fato se configura como estelionato por obter “vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo, ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”, como estabelece o artigo 171 do Código Penal. Esse tipo de crime ainda tem o agravante de um terço de pena em caso de prática contra idosos.

A polícia aconselha os aposentados e pensionistas a não realizarem qualquer tipo de negociação com pessoas estranhas que cheguem em sua residência, sem antes falar com algum familiar, ou pessoa de confiança.

Crescimento no número de golpes

Em todo o ano de 2021 foram registrados 39 casos de estelionato na Delegacia de Polícia de Bom Retiro do Sul, e 23 desses registros se concentram nos últimos três meses do ano. Isso mostra que essa prática que vem crescendo, e fazendo cada vez mais vítimas nos últimos tempos.

Além desse golpe do empréstimo consignado, outro que ocorrem com frequência são o do “WhatsApp Clonado”, onde o golpista clona o celular e entra em contato com conhecidos da vítima, fingindo ser ela, e pedindo uma transferência em Pix, com a promessa de devolução posterior. E também há ocorrências do golpe da compra pela internet, onde a vítima realiza o pagamento e não recebe o produto que teria adquirido.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também