Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sábado será de sol no RS, e próxima semana pode ter temperaturas acima dos 40ºC

Foto: Divulgação

O sol predomina no Rio Grande do Sul mais uma vez neste sábado, dia 8. Nuvens esparsas vão aparecer pelo Estado no decorrer do dia. Com o aquecimento, pancadas isoladas de chuva devem ocorrer da tarde para a noite em pontos do Oeste e do Noroeste, mas em poucos municípios e sem maiores efeitos na estiagem.

O tempo aberto e seco da madrugada traz um amanhecer frio para a época do ano em diversas cidades da Serra, até com mínimas de um dígito em alguns pontos. A tarde, por sua vez, tem calor que será mais intenso na Metade Oeste gaúcha. No Vale do Taquari a temperatura varia entre 17ºC e 32ºC.

São crescentes os indicativos de que uma onda de calor de grandes proporções atingirá o centro da América do Sul na próxima semana. Todos os modelos numéricos analisados apontam o episódio de temperatura muito acima do normal. No melhor cenário, conforme as simulações feitas por supercomputadores, seria muito intensa a extrema. No pior, o evento de calor teria magnitude sem precedentes em várias localidades com temperatura jamais vista e valores de máximas praticamente inconcebíveis diante do histórico da região. É o caso do modelo norte-americano GFS que há dois dias projeta máximas de 45ºC a 50ºC para uma extensa área da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul.

Seria algo descomunal em termos de calor, uma vez que estes valores superam os recordes de máxima de todos os tempos do Rio Grande do Sul e do Brasil. É muito possível que o modelo GFS dos Estados Unidos esteja superdimensionando o calor ao prever estes valores tão absurdamente fora do normal, mas o modelo europeu que é considerado o melhor entre os globais do mundo também indica uma feroz onda de calor, apenas que com máximas menos extremadas que o norte-americano. Para a região de Buenos Aires, o europeu ontem indicava 42ºC a 43ºC. Para a área de Uruguaiana, 43ºC a 44ºC. Para a região de Porto Alegre, 40ºC a 42ºC. Estes extremos ocorreriam entre os dias 13 e 15.

MetSul / NIH Univates
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também