Giro do Vale / Geral

Sábado será de sol no RS, e próxima semana pode ter temperaturas acima dos 40ºC

No Vale do Taquari a temperatura varia entre 17ºC e 32ºC

Foto: Divulgação

O sol predomina no Rio Grande do Sul mais uma vez neste sábado, dia 8. Nuvens esparsas vão aparecer pelo Estado no decorrer do dia. Com o aquecimento, pancadas isoladas de chuva devem ocorrer da tarde para a noite em pontos do Oeste e do Noroeste, mas em poucos municípios e sem maiores efeitos na estiagem.

O tempo aberto e seco da madrugada traz um amanhecer frio para a época do ano em diversas cidades da Serra, até com mínimas de um dígito em alguns pontos. A tarde, por sua vez, tem calor que será mais intenso na Metade Oeste gaúcha. No Vale do Taquari a temperatura varia entre 17ºC e 32ºC.

São crescentes os indicativos de que uma onda de calor de grandes proporções atingirá o centro da América do Sul na próxima semana. Todos os modelos numéricos analisados apontam o episódio de temperatura muito acima do normal. No melhor cenário, conforme as simulações feitas por supercomputadores, seria muito intensa a extrema. No pior, o evento de calor teria magnitude sem precedentes em várias localidades com temperatura jamais vista e valores de máximas praticamente inconcebíveis diante do histórico da região. É o caso do modelo norte-americano GFS que há dois dias projeta máximas de 45ºC a 50ºC para uma extensa área da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul.

Seria algo descomunal em termos de calor, uma vez que estes valores superam os recordes de máxima de todos os tempos do Rio Grande do Sul e do Brasil. É muito possível que o modelo GFS dos Estados Unidos esteja superdimensionando o calor ao prever estes valores tão absurdamente fora do normal, mas o modelo europeu que é considerado o melhor entre os globais do mundo também indica uma feroz onda de calor, apenas que com máximas menos extremadas que o norte-americano. Para a região de Buenos Aires, o europeu ontem indicava 42ºC a 43ºC. Para a área de Uruguaiana, 43ºC a 44ºC. Para a região de Porto Alegre, 40ºC a 42ºC. Estes extremos ocorreriam entre os dias 13 e 15.

MetSul / NIH Univates

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Crime foi registrado no Bairro Vale dos Pinheiros

As duas vítimas fatais estavam em uma Parati com placa de Cruzeiro do Sul

Estado também terá o avanço de ar frio e seco neste final de semana

Após vitória com autoridade, Colorado é terceiro colocado, com 24 pontos e segue na caça aos líderes da competição