Giro do Vale / Geral

Terça-feira será de calor dando início a onda de dias muito quentes no RS

No Vale do Taquari, a mínima é de 19ºC, e a máxima chega aos 35ºC

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, uma massa de ar extremamente quente começa a invadir o Rio Grande do Sul pelo Oeste. A temperatura que hoje chegou a 36ºC na região de Uruguaiana, amanhã deve ficar ao redor dos 40ºC, com aquecimento ainda maior na quarta e na quinta-feira. No Vale do Taquari, a mínima é de 19ºC, e a máxima chega aos 35ºC.

No Leste e Nordeste do Estado, a tarde será quente, mas sem calor muito intenso. O aquecimento mais forte e generalizado ocorrerá no final da semana. O sol predomina com amplos períodos de céu claro na maioria das regiões gaúchas, mas algumas áreas vão ter nuvens esparsas, como o Leste do Estado, especialmente na primeira metade do dia. 

A potente onda de calor que assolará Argentina, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul nesta semana será um exemplo clássico de extremo climático composto. São várias situações extremas simultaneamente. Extremos compostos, concorrentes ou coincidentes podem levar a impactos maiores para a sociedade e o meio ambiente que os extremos individuais. 

Exemplos de extremos compostos incluem seca e ondas de calor, inundações costeiras associadas a vento intenso, aumento do nível do mar por ciclones tropicais seguidos de ondas de calor, inundações após ciclones extratropicais, entre outros. 

No caso de agora, o Centro da América do Sul terá uma poderosa onda de calor em meio à estiagem forte a severa que pode levar a incêndios. A estiagem favorece ondas de calor mais intensas e por sua vez o calor piora a estiagem. Não à toa, os recordes de calor do Rio Grande do Sul de 42,6 ºC em 1917 e em 1943 se deram quando o estado passava por fortes secas.

MetSul / NIH Univates

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Crime foi registrado no Bairro Vale dos Pinheiros

As duas vítimas fatais estavam em uma Parati com placa de Cruzeiro do Sul

Estado também terá o avanço de ar frio e seco neste final de semana

Após vitória com autoridade, Colorado é terceiro colocado, com 24 pontos e segue na caça aos líderes da competição