Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Na estreia dos titulares, Grêmio vence São José por 2 a 1 pelo Gauchão

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Ainda longe da condição física ideal, o Grêmio estreou seus titulares na temporada 2022 com vitória por 2 a 1 sobre o São José na Arena, pela 3ª rodada do Gauchão, nesta quarta-feira de feriado em Porto Alegre. O meia Campaz e o centroavante Diego Souza marcaram os gols gremistas. Bruno Jesus descontou para o Zeca. 

Estreando o zagueiro Bruno Alves, o lateral Orejuela e o atacante Janderson, o Tricolor não teve uma atuação de luxo, mas conseguiu controlar os visitantes na maior parte do tempo. O forte calor e as “pernas pesadas” da pré-temporada refletiram bastante na qualidade da partida. No final, o técnico Vagner Mancini aproveitou para dar minutos aos jovens Rildo e Gabriel Silva e ao novato lateral Nicolas. 

Tabela

Com os três pontos, o Grêmio assume a liderança provisória da competição. São sete pontos em nove disputados. A equipe ainda pode ser ultrapassada nessa rodada por Inter, Novo Hamburgo e Aimoré. O São José fica na quinta colocação, com quatro pontos. Na próxima rodada, o time gremista recebe o Guarany de Bagé na Arena. O Zeca encara o Aimoré em casa. 

Vantagem cedo e físico ainda defasado 

No primeiro jogo dos titulares na temporada e com calorão na Arena, o Grêmio não levou muito tempo para abrir o marcador. Com postura ofensiva nos minutos iniciais, o Tricolor viu o meia colombiano Campaz – em quem aposta muito neste ano – marcar um lindo gol de falta logo aos. A vantagem no começo e o “peso” nas pernas ainda em pré-temporada fizeram a equipe de Vagner Mancini diminuir bastante a intensidade no decorrer do duelo. Alguns erros de passes simples aconteceram. A tarde foi abafada também, o que influenciou a qualidade técnica do confronto. 

De boa campanha no estadual até aqui, o Zeca começou a ousar mais, mas também sem organização e não levando perigo ao goleiro Gabriel Grando. Aos 16, o meia Vieira isolou finalização por cima. Em alguns contragolpes, o time gremista assustou, especialmente com a dupla Janderson e Orejuela. Aos 25, o ponta driblou pelo meio e cruzou, entretanto ninguém apareceu para desviar. 

Após a pausa para hidratação e o “fôlego” renovado, o São José foi quem levou perigo em tabela do meia Mazola com o volante Cristopher. No giro, o chute passou perto da trave. Na esquerda, Ferreira apareceu aos 30 minutos e em jogadas individuais. Levando a melhor para cima do lateral Lissandro, o novo camisa 10 gremista obrigou o arqueiro Fábio a fazer firme defesa em chute rasteiro na esquina da área. 

Apesar da desvantagem, o Zeca se postou satisfeito com o resultado até o intervalo. Volante de movimentação, Cristopher foi o destaque dos visitantes e também autor do último lance relevante da primeira etapa. Em chute de longe, a bola assustou Grando e passou por cima do gol. 

Diego Souza decide 

O treinador Pingo apostou numa mudança de peças e de postura para o São José no segundo tempo. Padu e Gabriel Lima entraram na equipe. A alteração surtiu efeito rapidamente. Bruno Jesus aproveitou sobra na área e deslocou Gabriel Chapecó para igualar o marcador.

Após o empate, o Zeca se soltou mais em campo e assustou em cabeçada de Everton Bala. O Tricolor, no entanto, estava perdido em campo e levou tempo para se reencontrar. A mobilidade, especialmente do meio de campo, travava os lances gremistas. Ferreira criou chance aos 14, entrando a dribles na área. A finalização, contudo, foi mascada.  

Mais interessado, o atacante chamou a responsabilidade. Em contragolpe rápido, ele driblou a marcação e achou belo passe para Campaz, que na saída do goleiro Fábio rolou para Diego Souza anotar seu primeiro gol na temporada. Aos 30 minutos, a primeira mudança gremista. O destaque da partida, Campaz, deixou o gramado para Rildo. O ritmo da partida reduziu bastante pelo cansaço de ambos os times. Aos 40, Gabriel Silva e Churín ganharam as vagas de Diego Souza e Janderson. 

As trocas de Mancini deram novo ânimo para o time. O jovem Gabriel Silva achou o poste em grande jogada individual. Ele limpou para o meio e soltou a bomba de canhota. Na sequência, foi a vez do lateral Nicolas perder oportunidade incrível de baixo da trave. Com isso, o placar seguiu o mesmo e o Tricolor garantiu o triunfo em casa. 

Campeonato Gaúcho – 3ª rodada

Grêmio 2
Gabriel Grando; Orejuela (Rodrigues), Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa (Nicolas); Thiago Santos, Lucas Silva, Janderson (Gabriel Silva), Campaz (Rildo) e Ferreira; Diego Souza (Churin). Técnico: Vagner Mancini

São José 1 
Fabio Rampi; Lissandro (Alex Murici), Jadson, Bruno Jesus e Marcelo Nunes; Fabiano, Crystopher, Silas (Gabriel Lima) e Guilherme Vieira (Padu); Mazola (Thayllon) e Everton Bala. Técnico: Pingo

Gols: Campaz (05min/1T°) Bruno Jesus (02min/2T°) Diego Souza (20min/2T°)
Cartões amarelos: Bruno Jesus (São José) Bruno Alves (Grêmio)
Arbitragem: Erico Andrade de Carvalho 
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) 
Data e hora: 02/02, às 16h30min

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também