Ucranianos e russos se encontram em Belarus para tentativa de negociação
Encontro acontece na cidade de Gomel, perto da fronteira com a Ucrânia; é a primeira vez que representantes dos dois países se reúnem

As comitivas da Ucrânia e da Rússia estão neste momento em Belarus para uma negociação entre os dois países, de acordo com a assessoria do presidente ucraniano Volodimir Zelensky. O primeiro encontro já começou, segundo agência de notícias bielorrussa Belta. A conversa deve se concentrar em alcançar um cessar-fogo imediato e a retirada das forças russas, afirma a presidência ucraniana em comunicado.
O encontro acontece em uma das residências do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, na região de Gomel, perto da fronteira com a Ucrânia. É a primeira vez que representantes dos dois países se reúnem desde o começo da invasão que começou no dia 24 de fevereiro. “Podem se sentir completamente seguros”, declarou o ministro bielorrusso das Relações Exteriores, Vladimir Makei, ao recebê-los.
A presidência da Ucrânia informou neste domingo, dia 27, que concordou em dialogar com a Rússia e que as discussões ocorrerão na fronteira do país com Belarus, perto de Chernobyl. A decisão foi tomada após mediação do presidente de Belarus, Alexander Lukashenko.
“A delegação ucraniana se reunirá com a delegação russa sem estabelecer condições prévias na fronteira ucraniana-belarussa, na região do rio Pripyat”, disse a presidência ucraniana nas redes sociais.
Kremlin
O Kremlin não quis revelar sua posição antes das negociações. “Não vou anunciar nossas posições. As negociações devem acontecer em silêncio”, explicou porta-voz Dmitri Peskov durante o encontro diário com a imprensa. “Vamos deixar que os negociadores se estabeleçam”, completou.
Correio do Povo
Últimas Notícias
Declaração ocorre após pressão feita por correligionários para que ex-governador desista de disputar cargo neste ano
Campo de futebol sete do Parque Pôr do Sol passa a levar o seu nome
Acidente ocorreu no km 34 da rodovia, na localidade de Linha Cordilheira
Três carros se envolveram na colisão que vitimou um jovem de 18 anos
Ainda não há comentários