Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ucranianos e russos se encontram em Belarus para tentativa de negociação

Foto: Divulgação

As comitivas da Ucrânia e da Rússia estão neste momento em Belarus para uma negociação entre os dois países, de acordo com a assessoria do presidente ucraniano Volodimir Zelensky. O primeiro encontro já começou, segundo agência de notícias bielorrussa Belta. A conversa deve se concentrar em alcançar um cessar-fogo imediato e a retirada das forças russas, afirma a presidência ucraniana em comunicado.

O encontro acontece em uma das residências do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, na região de Gomel, perto da fronteira com a Ucrânia. É a primeira vez que representantes dos dois países se reúnem desde o começo da invasão que começou no dia 24 de fevereiro. “Podem se sentir completamente seguros”, declarou o ministro bielorrusso das Relações Exteriores, Vladimir Makei, ao recebê-los.

A presidência da Ucrânia informou neste domingo, dia 27, que concordou em dialogar com a Rússia e que as discussões ocorrerão na fronteira do país com Belarus, perto de Chernobyl. A decisão foi tomada após mediação do presidente de Belarus, Alexander Lukashenko.

“A delegação ucraniana se reunirá com a delegação russa sem estabelecer condições prévias na fronteira ucraniana-belarussa, na região do rio Pripyat”, disse a presidência ucraniana nas redes sociais.

Kremlin

O Kremlin não quis revelar sua posição antes das negociações. “Não vou anunciar nossas posições. As negociações devem acontecer em silêncio”, explicou porta-voz Dmitri Peskov durante o encontro diário com a imprensa. “Vamos deixar que os negociadores se estabeleçam”, completou.

Correio do Povo
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também