Giro do Vale / Destaque / Geral

Diego Rodrigues conquista o título de música revelação, com a canção Gravata Colorada

Final do 2° Festival da Canção Nativista Autoral de Caçapava do Sul ocorreu neste domingo, dia 6

Diego Pacheco Rodrigues, autor e intérprete de Gravata Colorada. (Foto: Divulgação)

É do Vale do Taquari a canção vencedora do 2° Festival da Canção Nativista Autoral de Caçapava do Sul na categoria Revelação. Neste domingo, dia 6, ocorreu a decisão desse, que é um dos mais importantes eventos do gênero do Estado, e a canção Gravata Colorada foi anunciada como vencedora.

A música é de autoria de Diego Pacheco Rodrigues, que também interpretou a milonga que se destacou entre todas as canções tradicionalistas apresentadas durante todas as fases do festival.

Nos últimos dias a música já havia sido a mais compartilhada na página oficial do festival no Facebook. Nesse último domingo, a final foi transmitida através de uma Live, também pela rede social, onde as canções finalistas foram apresentadas, e na sequência houve a votação popular, que definiu a música campeã.

Em segundo lugar ficou Aline Bosa, com a música Varrendo o tempo; e em terceiro a canção Forjado por Deus, com letra de Fábio Guido e música de Eliseu Duarte.

Gravata Colorada

A música Gravata Colorada conta sobre as grandes revoluções que moldaram a história gaúcha, iniciando com a Revolução Guaranítica (1753-1756), tendo como um de seus expoentes o Índio Sepé Tiaraju, passando pela Revolução Farroupilha (1835 – 1845), chegando a Revolução Federalista (1893 – 1895), onde se tinha o conflito entre Maragatos e Pica-Paus.

O nome da música, faz referência ao episódio histórico onde os Maragatos, que usavam lenços vermelhos, capturavam seus inimigos Pica-Paus, de lenços brancos, que eram degolados com o intuito de manchar com o próprio sangue os lenços claros, os deixando colorados.

Confira a música vencedora do festival na categoria revelação

Comentários

  1. Jociane do Carmo Kossmann disse:

    Fiquei encantada ao escutar essa canção nativista. Parabéns Diego Rodrigues.

Publicidade

Últimas Notícias

Cerca de 155 agentes cumpriram 30 mandados judiciais em 12 cidades gaúchas, tendo como alvos também a caça ilegal e o tráfico de armas

Com bastante nebulosidade e tempo instável, a temperatura varia pouco

Foi descartado qualquer tipo de sinal de violência no corpo da criança

Foi a quinta vez consecutiva que prêmio não teve seis acertadores