Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Grande do Sul viverá semana de temporais

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Os dias de sol e clima ameno no Rio Grande do Sul devem acabar momentaneamente nesta semana. De acordo com a MetSul, os próximos dias no Estado serão marcados por temporais com risco de tempestades em diversas localidades. A expectativa é que uma “onda de tempestades” atinja as regiões centrais da Argentina, do Uruguai e também do território gaúcho. 

Conforme a MetSul, entre segunda e quinta-feira, as condições atmosféricas estarão extremamente favoráveis à ocorrência de fortes a intensos temporais isolados com potencial elevado para causar estragos por granizo e vendavais.

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas o tempo muda no Estado. Uma frente quente que se organiza com o avanço de ar muito quente pelo interior do continente. Isto traz aumento de nuvens e chuva para pontos do Oeste e do Sul ainda de manhã.

Na noite de hoje, a instabilidade alcança locais mais ao Centro gaúcho. Há risco de chuva localmente forte e temporais de raios, vento e granizo principalmente no Oeste e no Sul. Na maioria das regiões, onde o dia é de sol, o amanhecer é ameno e a tarde quente. No Vale do Taquari a temperatura varia entre 20ºC e 32ºC.

A partir da terça-feira, a instabilidade passa a ser generalizada por todo o RS e há risco de temporais isolados. Na quarta, o alerta leva em conta uma corrente de jato que ganhará força e trará ar quente com bastante vento. Já na quinta-feira, a instabilidade deverá afetar grande parte do Rio Grande do Sul. No entanto, com temperaturas menores que as do dia anterior. As condições seguem propícias a temporais isolados de vento forte e granizo. 

MetSul /NIH Univates

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também