Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Inter goleia o 9 de Octubre e vai às oitavas da Sul-Americana

Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação

O Inter precisava marcar gols para garantir uma classificação tranquila pela Sul-Americana. Na expectativa de contar com a efetividade de seu ataque, construiu sua goleada de forma até esperada, mas com uma surpresa, graças a um jogador até então contestado, e devidamente recuperado por Mano Menezes: fez 5 a 1 no 9 de Octubre, na noite desta terça-feira, no Beira-Rio. Com o resultado, o colorado está nas oitavas de final da competição continental.  

E a noite foi mágica para Rodrigo Dourado. Pela primeira vez na carreira, o volante anotou três vezes para assegurar a goleada. Cisneros contra, e Estevão, fecharam o placar. Caicedo anotou o de honra dos visitantes.

O Inter volta a campo, agora pelo Campeonato Brasileiro,apenas na segunda, para enfrentar o Atlético-GO. O duelo, válido pela 8ª rodada da competição, acontece no Beira-Rio, às 20h. O adversário nas oitavas da Sul-Americana será conhecido após sorteio, quando os times que vêm da Libertadores se juntam aos primeiros colocados das chaves. Definição é na sexta-feira, às 13h. 

Inter abre o placar cedo, mas sofre empate no lance seguinte 

Em busca da classificação às oitavas de final da Sul-Americana e precisando marcar gols, o Inter teve mais uma vez Wanderson como alternativa ofensiva, muito aplaudido pela torcida no Beira-Rio ao ser anunciado no sistema de som. No banco, a principal novidade foi a volta de Taison à disposição de Mano Menezes. 

Com mais qualidade e precisando do gol cedo para começar a construir a vitória e a classificação, o Inter foi pra cima. E a primeira chance saiu aos 6 minutos, em um lance muito esquisito após cobrança de escanteio pela direita de ataque. Em um bate-rebate, o Inter chegou a finalizar três vezes, todas espanadas de forma meio desajeitada pela defesa do 9 de Octubre, que conseguiu afastar.

A pressão não demorou a resultar em gol. Após jogada pelo lado esquerdo, o Inter chegou ao escanteio. E teve em De Pena, na bola parada, uma grande assistência. Aos 9 minutos, ele colocou o cruzamento com precisão na pequena área. Dourado, livre, apareceu para testar com muita força, sem chances para o goleiro Recalde, fazendo 1 a 0 para o Inter.

No entanto, a vantagem não durou quase nada. Mais precisamente, um minuto. No lance seguinte, na tentativa de sair jogando, Renê errou e colocou a bola nos pés de Mauro da Luz. Ele cruzou com igual precisão, na cabeça de Caicedo. Ele colocou ela no canto de Daniel, também sem chances para o goleiro do Inter, fazendo 1 a 1 no Beira-Rio.

Aos 35, o Inter foi forçado a fazer a primeira troca, motivada por lesão. Mauricio sentiu, e precisou ser substituído por Taison, este por sua vez voltando depois de um tempo parado por conta de uma contusão. E ele até teve uma chance, recebendo livre aos 43 minutos, quando saiu na cara do goleiro Recalde. No entanto, ele defendeu com o pé o chute rasteiro e, assim, o jogo foi ao intervalo mesmo na igualdade de 1 a 1.

Hat-trick consagra noite mágica de Rodrigo Dourado 

Em uma noite atípica, Rodrigo Dourado atingiu uma marca importante e inédita com a camisa do Inter logo aos 4 minutos do segundo tempo. Após cobrança de escanteio pela direita, a bola sobrou para Taison, que bateu cruzado. Na marca do pênalti, lá estava o volante, para complementar também rasteiro, praticamente uma tacada de sinuca, no canto do goleiro Recalde, para anotar o segundo dele no jogo (pela primeira vez na carreira) e segundo do Inter, recolocando os donos da casa em vantagem.

Aos 14 minutos, com a vantagem no placar, o Inter teve a sua situação um pouco mais facilitada. Após entrada muito dura, com as travas da chuteira, na altura da barriga de De Pena, que chegou a deixar marcas, Becerra recebeu cartão vermelho direto, e os donos da casa ficaram com um jogador a mais. 

Em vantagem numérica, o Inter até diminuiu o ritmo. Mas a diferença técnica pesou muito a favor do Colorado. Mesmo sem esforço, chegou ao terceiro gol. Aos 21 minutos, Edenilson foi ao fundo no lado direito, e cruzou a meia altura. A bola, que não ia na direção do gol, bateu em Cisneros, e ela foi caprichosamente para o fundo das redes, colocando 3 a 1 no placar e encaminhando a vaga do Inter.

Mas a noite ainda reservava um momento mágico para um jogador contestado do Inter. Aos 30, em nova jogada pela direita, Taison teve a sua vez de dar assistência. Levantou, mais uma vez na marca do pênalti, e lá estava Rodrigo Dourado, para cabecear firme, para o fundo da rede. O lance valeu o hat-trick e a consagração do jogador para, minutos depois, em um exemplo de gestão de grupo de Mano Menezes, sair aplaudido do Beira-Rio pela torcida que tanto o vaiou nos últimos tempos. 

No fim, restou apenas a festa, sem a menor necessidade de esperar o resultado do outro jogo, entre Independiente Medellín x Guaireña. A goleada estava construída, e ainda teve tempo até para Estevão, também contestado e já vaiado pela torcida, fechar o placar aos 37 do segundo tempo. Comemoração e vaga nas oitavas de final da Sul-Americana carimbada para o Inter no Beira-Rio. 

Copa Sul-Americana – 6ª rodada da fase de grupos 

Inter 5 

Daniel; Bustos (Heitor), Bruno Mendez, Vitão e Renê; Dourado (Gabriel), Edenilson, De Pena e Mauricio (Taison); Wanderson (Estevão) e David (Cadorini). Técnico: Mano Menezes

9 de Octubre 1

Recalde; Medina, Becerra, Cisneros e Mina; Vernaza, Esterilla, Da Luz, Chávez (Saltos) e Mojica (Quinonez); Caicedo. Técnico: Juan León

Gols: Dourado (9/1T, 4/2T e 30/2T), Caicedo (10/1T), Cisneros (contra) (21/2T), Estevão (37/2T) 

Arbitragem: Yael Falcon (ARG) 

Cartões amarelos: Chavez (9 de Octubre) 

Cartões vermelhos: Becerra (9 de Octubre) 

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Data e hora: 24/05, às 21h30min

Público: 17.429 torcedores

Renda: R$ 747.718,00

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também