Giro do Vale / Destaque / Saúde

Ministério da Saúde recomenda dose de reforço para adolescentes

Dose de reforço de vacina contra Covid-19 deve ser aplicada quatro meses após segunda dose, preferencialmente com Pfizer

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde recomendou a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para adolescentes. A mudança veio a partir de nota técnica publicada na sexta-feira, dia 27. Segundo a recomendação, jovens entre 12 e 17 anos devem receber uma nova dose quatro meses após a segunda aplicação, mesmo que sejam adolescentes gestantes e puérperas.

A vacina utilizada para o reforço deve ser, preferencialmente, da Pfizer. Em caso de falta desse imunizante em específico, o Ministério libera a aplicação da Coronavac. Apenas para adolescentes imunocomprometidos a Pfizer deve ser obrigatoriamente utilizada.

“Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas”, divulgou a pasta.

A nota informa que o reforço ao esquema vacinal de duas doses se tornou necessário devido “à redução da resposta imune às vacinas observadas em alguns estudos e a circulação de novas variantes em um cenário onde ainda não atingimos coberturas vacinais ótimas”.

Os técnicos da Saúde também pontuaram que essa recomendação é baseada em estudos que demonstraram que “existe uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo”. Por isso, a conclusão da nota é de que “deve-se utilizar os imunizantes disponíveis no país para garantir doses de reforço para todos os indivíduos elegíveis”.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Crime foi registrado no Bairro Vale dos Pinheiros

As duas vítimas fatais estavam em uma Parati com placa de Cruzeiro do Sul

Estado também terá o avanço de ar frio e seco neste final de semana

Após vitória com autoridade, Colorado é terceiro colocado, com 24 pontos e segue na caça aos líderes da competição