Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 23 de abril de 2024

Prefeitura emite nota após visitantes reclamarem sobre acesso à barragem, em Bom Retiro do Sul

Foto Fernando Dias / Divulgação

Após visitantes reclamarem sobre alguns aspectos da visitação a barragem de Bom Retiro do Sul, em especial no domingo de Dia das Mães, a prefeitura emitiu uma nota nesta segunda-feira, dia 9, explicando alguns pontos sobre o funcionamento das visitas ao ponto turístico da cidade.

Confira a nota da prefeitura:

“Informações e esclarecimentos sobre a visitação na Barragem Eclusa

A Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul é um dos principais pontos turísticos do Vale do Taquari, mas diferentemente de como pensam algumas pessoas, a administração da Barragem não é da prefeitura municipal. O órgão que detém os direitos é o DNIT, do Governo Federal, e que possui uma empresa terceirizada, a Pampulha, para administração interna.

Na época da pandemia, a Barragem foi fechada e assim seria mantida pelo órgão responsável. Para que a reabertura fosse possível, o prefeito Edmilson Busatto intercedeu junto ao DNIT uma autorização especial para que a comunidade e os visitantes pudessem voltar a contemplar o principal ponto turístico do município.

REPRESENTANTE

As exigências ao município foram ter diariamente um funcionário da prefeitura para orientação interna, juntamente ao guarda da empresa terceirizada, e assim está sendo desde agosto de 2021.

PRECAUÇÃO E MUDANÇA

Uma das precauções foi a proibição de pessoas caminharem na parte próximo a subida e descida de embarcações. Somente é permitido circulação no piso baixo. Outro ponto alterado pelo DNIT foi a proibição de acesso a Barragem através de uma lancheria instalada em uma rua lateral. O acesso exclusivo é pela catraca de entrada principal.

HORÁRIO E ENTRADA GRATUITA

Outro acordo é ter um horário de visitação e uma única entrada de acesso a Barragem Eclusa, que é a entrada do canteiro central da RS-129 e que passa pela catraca. Não é cobrado nenhum valor de acesso, a visitação é totalmente gratuita.

Durante o verão, a Barragem abre das 14h até 19h. E a partir deste sábado, dia 14 de maio, passa a vigorar o horário outono/inverno, das 13h às 18h.

BANHEIROS

Para melhor receber os visitantes a Prefeitura instalou um Container Sanitário no gramado de entrada. A ideia inicial era a instalação na parte de dentro do pátio da barragem, porém foi proibido pela administradora da barragem.”

Comentários

  • Josimar trein Lopes
    9 maio, 2022

    Isso e um absurdo pois os moradores do município se criaram na barragem. agora vem uns palhaço querendo colocar norma que não pode isso não pode aquilo mas vão se catar sempre subi no piso de cima e sempre vou subir coloca norma nós de fora mas não quem se criou aí meu pai montou os motores da barragem e fez toda parte mecânica das comportas. Minha mãe era responsável pelo RH. Então não fala o q o povo pode ou não fica a dica

    • NESTOR BENDER
      10 maio, 2022

      Acho que tem que ter regras e elas valem para todos. Se alguém se machucar e processar o DNIt quem paga é o povo todo pois é um órgão público e dinheiro público é o meu e o seu dinheiro.

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também