Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Inter vence Red Bull Bragantino e interrompe sequência de empates no Brasileirão

Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação

Após cinco empates seguidos, o Inter voltou a vencer no Brasileirão. Se o futebol não empolgo, foi um jogo de emoção na reta final. Com gols de Johnny aos 46 e De Pena aos 52 minutos do segundo tempo, o Colorado venceu por 2 a 0 o Red Bull Bragantino na noite deste domingo, no estádio Nabi Abi Chedid, pela 9ª rodada do Brasileirão. Com isso, encosta no G6 depois de uma sequência de resultados ruins e uma semana tensa. 

O Colorado é 7° colocado e soma 14 pontos, mesmo número do São Paulo, primeira equipe do G6, e do Coritiba, primeira do G4. Agora, o time do técnico Mano Menezes segue em São Paulo. Na quarta-feira, o clube encara o Santos, na Vila Belmiro, às 21h30min. 

O Inter sofreu sustos na primeira etapa, mas ajustou a defesa e viu o adversário sucumbir em sua crise ainda mais após as substituições de Mano surtirem efeito. Em bola pelo alto, Mauricio e Johnny, que vieram do banco foram os protagonistas. O meia ajeitou e o volante bateu firme de fora da área. No último minuto, o atacante Alemão, que também veio do banco, sofreu penalidade. Carlos de Pena, outro que começou fora, anotou mais um e deu tranquilidade ao resultado.

Sufoco no começo, melhora no fim

A tensa semana de preparação – com treino adiado por protesto dos jogadores em função de atraso nos pagamentos – culminou em mudanças na escalação do técnico Mano Menezes. O volante Gabriel ganhou a vaga do meia De Pena, formando a dupla com Rodrigo Dourado no setor. O atacante David foi o escolhido para comandar o ataque em Bragança Paulista. 

Mesmo com dois homens de marcação no meio de campo, o Inter encarou uma forte pressão inicial do Red Bull Bragantino e só não largou em desvantagem pela trave e pela competência do goleiro Daniel. Logo no primeiro minuto, o lateral Luan Cândido aproveitou a sobra na entrada da área e finalizou desviado de longe. Devagarinho, a bola bateu na trave e a zaga chegou para afastar. Na sequência, o meia Arthur cobrou escanteio, o volante Praxedes ajeitou de calcanhar e o atacante Ytalo apareceu tocando de cabeça para bela defesa do goleiro colorado. Tudo isso com dois minutos de partida. 

Os donos da casa tiveram a posse de bola de maneira contundente nos primeiros 25 minutos. Aos 17, foi a vez do zagueiro Vitão evitar o gol adversário. Ytalo cruzou da direita, o zagueiro cortou mal, mas na sobra conseguiu travar o chute de Arthur, que estava na cara de Daniel. Aos poucos, até pelo nervosismo do Massa Bruta, que vive crise técnica e vem de eliminações em sequência na Libertadores e na Copa do Brasil, o Inter foi comparecendo no campo de ataque e trocando mais passes no setor ofensivo. 

Em cobrança de falta, o zagueiro Mercado, livre, desperdiçou chance pelo alto. Ele optou por desviar para trás e não tentar o gol. Os paulistas responderam e novamente com uma bola na trave. Aderlan levantou na área e Helinho, sem marcação, testou na trave de Daniel. Depois de mais este susto, o time de Mano chegou à sua primeira finalização efetiva. Após longa troca de passes, o meia Edenilson encontrou David na direita, que bateu forte por cima do gol aos 41 minutos.

O RB Bragantino reduziu bastante seu ímpeto na reta final e assistiu ao time colorado controlar a partida. O meia Alan Patrick passou a aparecer mais, sofrendo faltas e buscando mais a bola. Foi de seus pés, aliás, a melhor chance colorada. Aos 47 minutos, ele recebeu pelo meio, próximo da área, fintou dois marcadores, mas chutou torto pela linha de fundo, levando a igualdade para o vestiário. 

Gols nos acréscimos e vitória colorada

Inter e Red Bull Bragantino voltaram sem mudanças para a segunda etapa. Em seu primeiro lance ofensivo, o time colorado conseguiu finalizar no gol. Edenilson cobrou escanteio e o zagueiro Mercado chegou tocando de cabeça nas mãos de Cleiton. Mesmo com essa chance, o período complementar viveu momentos semelhantes aos do começo do duelo. Dono da posse e especialmente pelo alto, o Massa Bruta insistia em cruzamentos laterais, em que a zaga conseguia levar vantagem. Conforme o relógio avançava, o RB tentava acelerar seus lances e ouvia vaias da arquibancada com os repetidos erros pelo nervosismo. 

Aos 20 minutos, o cenário para o Inter era dúbio: positivo, pois não sofria sustos na defesa, mas negativo, afinal deixou de criar oportunidades de gol. A qualidade da partida reduziu, com erros de passes e poucas chances claras. Mauricio Barbieri promoveu as primeiras trocas: Arthur e Ytalo deixaram o campo para as entradas de Tubarão e Hurtado. Mano Menezes respondeu com os ingressos de Alemão e De Pena, nos lugares de Dourado e David, aos 28 minutos. O jogo seguiu equilibrado, não necessariamente em alto nível. 

A marcação colorada encaixou e até os 30 minutos do segundo tempo, o Red Bull Bragantino não finalizou uma vez sequer em direção a meta de Daniel. No ataque, o Inter trocava passes, mas com dificuldades na infiltração ofensiva. Aos 32 minutos, um susto para os donos da casa. De Pena cobrou falta com qualidade, a bola passou por todo mundo e a zaga conseguiu cortar para evitar o desvio de algum jogador colorado. A reta final era com o Inter pressionando. O goleiro Cleiton brilhou aos 34 minutos. Wanderson tabelou com Alemão dentro da área e finalizou rasteiro para grande defesa. 

Taison entrou na vaga de Alan Patrick aos 38 minutos. Sem reflexos, Mano novamente mudou. Mauricio e Johnny entraram nos lugares de Edenilson e Wanderson. A mudança não poderia surtir efeitos melhores. Em bola pelo alto, o meia Mauricio ajeitou e o volante Johnny chegou batendo de fora da área para terminar a sina de empates colorados no Brasileirão, aos 46 minutos do segundo tempo. Ainda deu tempo do Inter ampliar o escore. Alemão foi derrubado aos 50 minutos e o árbitro marcou pênalti. De Pena cobrou com qualidade e sem chances para o goleiro, dando números finais a partida.

Campeonato Brasileiro – 9ª rodada

Red Bull Bragantino 0

Cleiton; Aderlan (Hurtado), Kevin, Natan e Luan Cândido; Raul, Lucas Evangelista, e Praxedes (Alerrandro); Arthur (Tubarão), Helinho (Sorriso) e Ytalo (Hurtado). Técnico: Mauricio Barbieri

Inter 2 

Daniel; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Dourado (De Pena), Gabriel, Edenilson (Mauricio) e Alan Patrick (Taison); Wanderson (Johnny) e David (Alemão). Técnico: Mano Menezes

Gols: Johnny (46min / 2T°) De Pena (P) (52min / 2T°)
Cartões amarelos: Lomonaco e Praxedes (RB Bragantino) Taison, Bruno Méndez e Wanderson (Inter)
Arbitragem: Wagner Magalhães (RJ)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data e hora: 05/06, às 19h

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também