Giro do Vale / Coluna do Chimarrão

Chimarrão_cabeçalho

== Costumo me engajar em campanhas, em especial àquelas que visam lutar pela vida, como recentemente foi deflagrada em favor do Hospital Sant’Ana, que realizou uma ação entre amigos e também um almoço com um bom resultado financeiro, o que garante, além dos convênios mantidos (um deles com o município) para que se mantenha o regular atendimento.

== Observo também que há lideranças comunitárias que estão abraçando causas as mais nobres justamente nesse sentido. Nessa semana esteve na câmara de vereadores o comunicador Claudiomiro Silva, que é um dos batalhadores por causas ligadas em especial à vida.

== Além de várias lutas por pessoas que precisam de apoio, como a pequena Stefany, de Fazenda Vilanova, do próprio hospital local, agora Claudiomiro está engajando para salvar a vida de um jovem conhecido como Boinha (de Bom Retiro), que precisa levantar R$ 20 mil para buscar tratamento na Itália.

== Teve promessa, na câmara, de apoio, pois em breve se realizará outra ação entre amigos, além de um torneio de moto-vaca, para possibilitar que se angariem recursos que atinjam o montante necessário ao tratamento desse jovem. Faço esse registro, pois nossa comunidade e o próprio vale têm se notabilizado pela solidariedade e ensejo que tudo dê certo e como outras campanhas, essa também surta o efeito desejado. Parabéns Cludiomiro pela iniciativa.

== Na sessão da câmara dessa semana houve encaminhamento de pedidos pelos vereadores: Airton Giacomini pediu que se dote as casas mortuárias de bancos estofados; Gilberto Portz pediu recuperação da estrada Rodolfo Moraes; Adilson Martins quer realização mutirão para nominar as ruas com placas indicativas e se reforme as em mau estado de conservação.

== Já o projeto de autoria do vereador Felipe Turatti foi rejeitado por maioria absoluta. A matéria pretendia instituir no município a figura do Jovem Vereador, mas pelo que disse na tribuna o proponente, viria para agradecer a presidência e demais colegas e também os apoiadores, educandários, pois seu objetivo era oportunizar ao jovem maior conhecimento sobre o legislativo, a política local.

== Disse já ter pronto seu discurso, mas foi surpreendido e diante disso acha que não querem o jovem por dentro da política local e prometeu sair de casa em casa dando o nome dos vereadores que foram contrários a essa proposta que está sendo colocada a aprovada em outros municípios, como Teutônia e Butiá.  E pediu que os vereadores que nada falaram consigo sobre o projeto digam por que foram contrários.

== Tiago Pedroso lamentou que na Consulta popular Bom Retiro não atingiu o número de votos necessários e por isso ficará de fora dos benefícios que viriam para a segurança e saúde. Disse que na última consulta foram em torno de mil votos, ou seja, a metade e a pouca participação resultou nisso.

== A votação era através da internet, mas considerou o vereador que houve pouca divulgação do fato que culminaria em resultado positivo e benefício à própria comunidade, mas o desinteresse ocasionou nessa situação, Bom Retiro fora dos que serão contemplados com a Consulta popular.

== Giacomini apontou situação na saúde que considera não estar funcionando a contento, pois quem necessita de exames está enfrentando problema, pois há número limitado de exames e há quem reclame ir dias seguidos e não consegue carimbar seus exames a serem efetuados.

== Diante disso disse que ele e o presidente da câmara estiveram com o prefeito e secretário da saúde, fazendo uma exposição e dando sugestões para que a comunidade seja atendida adequadamente e espera que ocorra um estudo pelo Executivo nesse sentido.

== O presidente da câmara também elogiou a receptividade do Executivo e ressaltou que há lei sua, sancionada elo governo passado, mas não colocado em prática, onde privilegia pessoas acima de 60 anos, mães com filhos até 12 anos e portadores de deficiência. Mas o prefeito não sabia dessa lei e junto com o secretário da saúde, prometeram dar atenção ao tema ora debatido.

== Quanto à proposta de Turatti o vereador PC disse que o projeto pode ser melhorado e voltar à pauta, mas hoje inviável (Giacomini disse que o jurídico apontou ser inconstitucional) também pela sobrecarga de trabalho dos servidores do legislativo e quanto a ele ir de casa em casa, PC disse que não precisa se preocupar e acusou de ser a maneira do PT trabalhar.

== Por fim disse ao vereador que se exaltou que não precisava se alterar e ameaçar id de porta em porta para dizer quem foi contra sua proposta, pois o que faz mata no peito e todos aqui viram o que ocorreu. “Apesar de saber a forma do PT agir, saiba que aqui você não vai armar o circo”.

== O assunto que movimentou o legislativo nessa semana, depois da proposta que foi rejeitada, ganhou as redes sociais na página do vereador e viralizou na internet e os comentários foram quase que todos contra a atitude tomada na votação da matéria. Enfim, não se sabe quem levará vantagem nesse tema, mas o que se leu é para se refletir.

== Inclusive me questionaram se o tema é de tanta relevância que merecesse tanta atenção pública. Mas vou deixar para que a comunidade hoje que sente onde aperta mais sua situação responda, pois cada um tem uma ideia formada, uma necessidade mais urgente e ninguém mais que essa mesma comunidade diga se é isso que deseja que seja o debate hoje.

Reflita: Não importa quantos passos você deu para trás, o importante é quantos passos agora você vai dar pra frente. (Provérbio Chinês)

Comentários

  1. Maria Cristina Ramos da Rosa disse:

    Esta situação de distribuição de fichas para exames necessita ser mudada. Eu estive na fila por 3 dias, gastei 60 reais com taxi pq não consigo caminhar longas distancias nem permanecer de pé numa fila. O R$ do taxi poderia ter comprado remédios que tbm nunca tem disponível na farmácia do posto de saúde. Sempre estoura do lado do mais necessitado. Meu falecido pai já dizia: – Depois que eles botam a bunda na cadeira fofa, esquecem que um dia foram povo.

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Foto: Divulgação

Indivíduo de 40 anos, teria sido flagrado por familiares no momento em que tocava nas genitálias de uma menina.

Foto: Divulgação

Caminhonete, carro e moto haviam sido furtados na noite da sexta-feira em Lajeado.

Foto: Divulgação

Com eles foram encontrados drogas, dinheiro, munições e dois celulares.

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo

Sol pode aparecer em diferentes localidades do Estado.