Giro do Vale / Coluna do Chimarrão

Chimarrão_cabeçalho

== Fechando novamente com chave de ouro mais uma edição da Semana Farroupilha no município de Bom Retiro do Sul, onde numa vasta programação diária, depois que o tradicional grupo de cavalarianos trouxe de uma viagem superior a 100 km a centelha crioula até o palco das festividades, o CTG Querência da Amizade.

== No domingo o encerramento das festividades foi marcado pelo tradicional churrasco de costelões e novamente centenas de tradicionalistas marcaram presença onde a gauchada esbanjou no salão de festas ao som da sanfona se esgaçando para mostrar a cultura e o amor por esse chão gaudério. De parabéns a patroa Maria Delci Klunck com sua capatazia e a parceria de demais entidades, empresas e governo municipal.

== O furacão Maria, que avança pelo Caribe, se intensificou ainda mais nessa segunda-feira, atingindo categoria 5 — a mais alta na escala Saffir-Simpson, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA. Considerado extremamente perigoso pelo órgão, o furacão se intensificou de tal forma que saltou do nível um para cinco, provocando agora ventos que atingem até 255 quilômetros por hora.

== Na ilha caribenha de Saint Martin, Irma deixou devastação; região deverá ser atingida por novo furacão nesta semana. Na rota de Irma, Maria pode virar ‘enorme furacão’ no devastado Caribe. Pessoas caminham próximas a botes devastados em Marigot, na parte francesa da ilha de St. Martin. Em direção ao Caribe, tempestade tropical Maria se torna furacão.

== Há menos de duas semanas, um grupo de ilhas sofreu com a força do furacão Irma, que também atingiu o estado da Flórida, nos Estados Unidos. Autoridades francesas da ilha da Martinica e os residentes das Ilhas Virgens dos Estados Unidos começaram a se preparar para a passagem da tempestade.

== Parece que a natureza resolveu de vez se rebelar contra nós seres humanos tidos como racionais, mas que estamos devastando aos poucos, em nome do vil metal, que temos denominado de evolução, mas na verdade o que grande parte tem praticado é o lucro pelo lucro e que a natureza se encarregue do resto e aí está o resultado, catástrofes e mais catástrofes naturais, que tem dizimado com cidades e matando gente, a maioria inocente que nada tem com o que muitos fazem a seu bel prazer.

== Um dos exemplos também ocorreu no Brasil, pois em Curitiba houve também ontem um terremoto, mesmo que em pequena escala, pois atingiu pouco mais de 4 na escala Richter fez tremer pontos do vizinho Estado do Sul. Sinais dos novos tempos? Sinal dos velhos hábitos. A continuar a destruição ambiental, novidades que poderão ser catastróficas também em nosso país podem deixar como em outros continentes, terra arrasada.

== Arqueólogos descobriram a tumba de um antigo rei Maia na cidade de El Perú-Waka, no Norte da Guatemala. Datações de cerâmicas encontradas no local indicam que o sepultamento ocorreu entre 300 e 350 d.C., tornando-o o mais antigo já descoberto neste sítio arqueológico, que no período clássico abrigou uma cidade real que comandava as rotas comerciais do império.

== Os maias reverenciavam seus governantes divinos e os tratavam como almas vivas após a morte — explicou o diretor das pesquisas da Universidade de Washington em St. Louis. — O túmulo deste rei ajudou a tornar o palácio real um lugar sagrado, um local de majestade, no início da dinastia Wak. É como os antigos reis saxões enterrados em Old Minister, a igreja original sob a Catedral de Winchester.

== A tumba foi descoberta em escavações realizadas durante o inverno. Antes dela, arqueólogos já haviam descoberto seis túmulos reais em Waka, datando dos séculos V, VI e VII. Textos antigos indicam que a dinastia Wak foi uma das mais antigas do império Maia, sendo estabelecida no século II d.C. A tumba descoberta não possuía inscrições ou outros artefatos que pudessem identificá-lo, mas os pesquisadores acreditam se tratar do rei Te’ Chan Ahk, rei que governou a cidade no início do século IV.

== A identificação da tumba como real aconteceu pela presença de uma máscara de jade cerimonial associada com o Deus do Milho, figura mítica relacionada com os reis maias. Também foram encontrados 22 vasos de cerâmica, conchas, ornamentos de jade e um pingente esculpido como crocodilo.

== O ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou em nota que convocou o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, para pedir explicações sobre declarações do general Antonio Hamilton Mourão, que sugeriu uma intervenção militar no país caso o Judiciário não resolva os problemas atuais de corrupção. A declaração foi dada na última sexta-feira durante palestra numa loja maçônica em Brasília.

== Jungmann disse que procurou Villas Bôas “para esclarecer os fatos relativos a pronunciamento de oficial general da Força” e ainda para estudar “medidas cabíveis a serem tomadas”. A nota não especifica se Mourão receberá alguma punição pelas declarações.

== O general disse, durante o evento que acabou noticiado na imprensa, que os militares poderiam “impor isso”, numa referência a uma intervenção militar. “Ou as instituições solucionam o problema político, pela ação do Judiciário, retirando da vida pública esses elementos envolvidos em todos os ilícitos, ou então nós teremos que impor isso”, disse o general Mourão.

== No comunicado, Jungmann afirmou que “as Forças Armadas estão plenamente subordinadas aos princípios constitucionais e democráticos e ao respeito aos Poderes constituídos”. “E que há um clima de absoluta tranquilidade e observância aos princípios de disciplina e hierarquia constitutivos das Forças Armadas, que são um ativo democrático do nosso País”, completou.

== Essa declaração do general, que rolou forte nas redes sociais, ainda dará o que falar, pois a população, cansada de tanta corrupção e impunidade de algumas figuras investigadas e que estão conseguindo protelar não somente seus julgamentos pelo Ministério Público, mas principalmente a continuidade das investigações, o que naturalmente inviabilizará a condenação ou absolvição dos acusados, pois o povo cansou de tantas irregularidades praticadas, segundo investiga-se e ao que se percebe já está inclinado para uma efetiva intervenção militar. Quem viver verá.

Reflita: A primeira prova de um homem verdadeiramente grande é a sua humildade.

(John Ruskin)

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Foto: Divulgação

Diesel teve queda de 0,30% no preço e deve valer a partir desta sexta-feira

Foto: Brigada Militar / Divulgação

Ocorrência foi registrada no bairro dos Estados

Foto: Divulgação

Nos aspirantes Rudibar e Rui Barbosa se enfrentam, e nos titulares o confronto será entre Palanque e Flor de Maio.

Foto: Divulgação

Fluxo no local foi normalizado após duas horas