Giro do Vale / Coluna do Chimarrão

Chimarrão_cabeçalho

== Após 16 horas de sessão, a Câmara de Vereadores rejeitou na madrugada de quinta-feira (28) o projeto que revisa o cálculo do IPTU em Porto Alegre e impôs mais uma derrota ao prefeito Nelson Marchezan.

== Nota do prefeito Nelson Marchezan, “Lamento profundamente a falta de compreensão do momento grave pelo qual Porto Alegre passa na infraestrutura e nos serviços oferecidos à população, resultado do não enfrentamento de problemas históricos e evidentes”, escreveu.

“O projeto do IPTU real iria promover justiça entre os contribuintes, porque hoje muitos pagam mais do que devem, enquanto outros pagam menos do que o seu patrimônio real permite e exige”, acrescentou o prefeito, destacando “que o atual IPTU de Porto Alegre é um instrumento de injustiça social e tributária”.

== Supremo Tribunal Federal (STF) retomou ontem um julgamento que pode decidir pela aplicação da regra da Lei da Ficha Limpa para casos anteriores à aprovação da legislação, em 2010. O primeiro item da pauta é uma ação na qual se discute por qual prazo deve ficar inelegível um político condenado por abuso de poder antes da vigência da lei.

== A Ficha Limpa, de 2010, determina que a condenação impeça o político de se candidatar por oito anos; a lei anterior prevê prazo de apenas três anos. Se aprovada a nova regra a limpeza, o rodo poderá ser passado antes e os “ficha sujas” caem fora entrando novos ainda não contaminados pela sede de poder. Será que isso passa? Tenho minhas dúvidas, mas torço para que ocorra.

== A Polícia Federal (PF) cumpriu ontem 17 mandados judiciais — nove de busca e apreensão e oito de condução coercitiva — em Boa Vista (RR), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Entre os alvos estão filhos e enteados do senador Romero Jucá (PMDB-RR). O objetivo da operação é investigar uma organização criminosa acusada de peculato, lavagem de dinheiro e desvio de dinheiro público, que chega a R$ 32 milhões, segundo a investigação. Entre os investigados, estão:

== Na lista dos alvos de busca e apreensão e — também condução coercitiva — estão Ana Paula Surita Macedo, Luciana Surita Macedo e Rodrigo de Holanda Jucá. Rodrigo, que é filho de Jucá, já tinha sido citado em investigações sobre suposto recebimento de dinheiro em 2014 a partir de doações da Odebrecht.

== O espumante brasileiro Casa Perini Moscatel, da vinícola Perini, no Rio Grande do Sul, foi o eleito o quinto melhor vinho do mundo pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ). Ele é vendido pelo preço sugerido de R$ 43,50.

== A lista de melhores vinhos do mundo foi elaborada com base em concursos de bebidas disputados no mundo inteiro em 2016. A pontuação leva em conta a importância dos concursos e a colocação de cada rótulo nessas competições. Mais uma prova inconteste de que o RS tem um potencial mundial pela qualidade de seus produtos.

== Uma menina de três anos foi eleita nesta quinta-feira (28) a nova “Kumari”, a tradicional menina deusa viva que é venerada por hindus e budistas no país do Himalaia há 500 anos. Ela sucede sua antecessora que se aposentou aos 12 anos ao supostamente alcançar a idade de sua primeira menstruação.

== A menina Trisnha Shakya foi levada entre fotógrafos e nos braços do seu pai ao Palácio Kumari Ghar de Katmandu, onde ficará reclusa pelos próximos nove anos com esporádicas saídas ao exterior em festividades religiosas.

== Pode ser a sua chance de viver em uma ilha deserta. O governo francês está buscando um casal para tomar conta da pequena Quéménès, no litoral da região da Bretanha, após seus moradores atuais, escolhidos há dez anos, decidirem ir embora.

== Diz o anúncio: “Procura-se: pessoa(s) para administrar ilha na Bretanha. Precisa ter mentalidade prática e resiliente. Casa inclusa. Isolamento garantido”.

== Quéménès é uma ilhota de menos de 2 km de comprimento, formada por areia, rochas e grama, no arquipélago de Molène. Vivem ali focas, pássaros marinhos, coelhos e ovelhas – e agora, buscam-se humanos dispostos a ter esses animais como vizinhos.

== Na câmara de Bom Retiro destaques apresentados pelos vereadores: Pedido de providências ao prefeito insira no Portal de Transparência do município os gastos com diárias de todo o quadro de servidores e demais entes públicos.  Pedido do vereador Antonio Manoel Pereira. Secretaria da câmara informa que nesse aspecto o legislativo cumpre a transparência.

== Alex Fritscher solicita informações de como e onde foi feita a pesquisa de mercado para chegar aos valores apresentados no projeto que tramita na câmara no momento. A matéria envolve a frota de veículos municipais e pretende foi enviado planilha de empresas locais e de alguns municípios do vale como exemplo em termos de valores.

== O município com isso em caso de problemas em veículos, primeiro contrata empresa para detectar a situação e depois abre licitação para a empresa vencedora efetuar o trabalho de reparo em veículo da frota que apresenta necessidade para voltar ao trabalho. E o pedido do vereador é como foi procedida a pesquisa.

Reflita: A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração. (Madre Teresa de Calcutá)

Frase:

Espumante gaúcho Casa Perini entre os 5 melhores do mundo.

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Região terá previsão de máxima de 37°C

Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer a vítima que não resistiu aos ferimentos

Homem atirou com uma espingarda na vítima, e, posteriormente, teria atentado contra a própria vida