Giro do Vale / Coluna do Chimarrão

Chimarrão_cabeçalho

== O líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), fez uma confusão entre as datas comemorativas e publicou em sua conta da rede social Instagram, nessa quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República, uma imagem do Grito do Ipiranga, na qual o Imperador D. Pedro I declara a independência do Brasil.

== A publicação, com a imagem da comemoração do Imperador, afirmava que a monarquia constitucional parlamentarista foi derrubada.

== Depois de seguidores da conta ironizarem o erro, Moura apagou a publicação e a substituiu por uma pintura do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil. Na nova publicação, o erro foi atribuído à assessoria de imprensa do parlamentar e líder do governo.  Temos cada tipo de representante, que dá vergonha de certas figuras (e que figuras) públicas.

== Um novo golpe que circula no WhatsApp promete duas passagens aéreas da Gol para quem responder a duas perguntas. A mensagem no WhatsApp ainda avisa que a promoção tem duração limitada. Ao acessar o questionário, o site mostra a quantidade de passagens restantes – o número diminui conforme o usuário conclui uma etapa do processo.

== Depois de responder as perguntas, o usuário recebe a mensagem “Parabéns, você foi qualificado a ganhar 2 passagens grátis!”. Para continuar a concorrer, é preciso compartilhar o golpe com 30 pessoas no WhatsApp, preencher dados pessoais na aba “reivindicar passagens” e aguardar o envio das passagens em até dois dias por e-mail.

== No final do processo, segundo a DFNDR Lab, laboratório de segurança especializado no combate ao cibercrime da PSafe, o usuário é encaminhado para cadastrar-se em serviços de SMS pago, que efetuam cobranças indevidas, ou induzido a fazer download de aplicativos falsos, que podem infectar o dispositivo e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

== No site, ainda é informado que a promoção será válida apenas até o fim do dia.

== Em nota, a Gol orientou seus clientes a não clicarem em mensagens “de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento. A fonte original e confiável é o site da Gol: http://www.voegol.com.br. Em caso de dúvidas, o ideal é procurar imediatamente a Central de Atendimento”.

== Na câmara nessa semana um alerta do vereador Tiago Pedroso que pede melhor acomodação, acreditem leitores, bancos para sentarem os que procuram a unidade de saúde, para as pessoas idosas que buscam atendimento, assim como o público em geral.

== Disse saber o vereador que é pedido de algumas legislaturas e ainda não se tem solução e o custo dessa melhoria considerou pequeno e que por isso é exequível. Acreditando que o prefeito e secretário da saúde, atuais, venham a atender esse detalhe que para os cidadãos é importante, o parlamentar enfatizou a necessidade e disse acreditar na solução, depois de anos.

== Lembro-me de discursos inflamados de vereadores da oposição com relação às filas no posto de saúde, bem como a falta de acomodação para quem ia pela madrugada garantir fichas para posterior atendimento. Estranho que hoje essas figuras estão na administração como cargos de confiança e até no segundo cargo de governo e a situação continue inalterada. Isso é reflexo que essas mesmas pessoas somente jogavam para a torcida, pois se queriam mesmo solução, depois de quase um ano governando Bom Retiro, hoje não se teria essa reclamação que parte de populares na fila e ainda de pé. Mas acreditamos que prefeito e secretário resolvam esse simples detalhe.

== Vereador Betinho Portz reclamou da situação que considera caótica da RS-129 que liga Bom Retiro a Estrela pela localidade de Arroio do Ouro, mas disse não aceitar que a recuperação dessa via estadual seja feita pelo município, por considerar que as estradas locais, as quais têm a finalidade de dar condições aos produtores rurais de escoarem sua produção devam merecer prioridade.

== Outra ponderação de Betinho foi com relação ao lixo, que está com demora no recolhimento (não o lixo doméstico que tem uma empresa executando) como os galhos e outros materiais de construção, mas também o lixo branco que carece de contratação de uma empresa e isso ainda não ocorreu e esse tipo de lixo, diz, tem gerado reclamação dos contribuintes (geladeiras e outros eletrodomésticos inservíveis que são jogados na via pública).

== A reclamação de Portz não deixa de ter razão de ser, visto que o Estado está repassando sua responsabilidade, ou a falta dessa, para os municípios. Já referi na coluna anterior a situação das vias de acesso, como essa RS e também a que leva até a BR-386, que está cada dia mais esburacadas e gerando reclamação, sem que o Daer, órgão do setor viário do governo estadual seja responsável. Isso é intolerável e a população tem todo o direito de chiar, assim como os seus representantes na câmara.

== Situação do trânsito na via principal especialmente, foi reclamada pelo vereador Toninho Pereira, que falou em necessidade de reunião entre Legislativo e Executivo para buscarem conjuntamente solução para haver mais segurança no trânsito com colocação de redutores de velocidade horizontais e lombadas eletrônicas, faixas de segurança, e inclusive sinaleiras. Alguém tem que tomar providência, pois o trânsito local na via principal está um perigo, disse Pereira.

== No tocante a alta velocidade na Rua Reinaldo Noschang, que vem sendo reclamada pelo Vereador Adilson Martins, os moradores e trabalhadores que usam essa que é uma das vias movimentadas estão se mobilizando para gestionar providências do poder público. É a situação de pessoas que atrás de um volante de veículo, se achando os donos da via, colocam a si e terceiros em perigo de acidente e até óbito. A fiscalização tem que ser intensificada e a punição deve ser pesada, incluindo o guinchamento dos veículos infratores, visto que conscientização não tem se mostrado eficiente, justamente pela falta de responsabilidade.

Reflita: Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes. (Carlos Drummond de Andrade)

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Mulher se dizendo advogada também tentou angariar dados da vítima

Apesar do forte calor, não se descarta chuva isolada na Metade Norte

Medida encurta em 15 dias período com o sol até mais tarde

Colisão entre um caminhão caçamba e uma motocicleta ocorreu em frente ao Country Clube, no Bairro Olarias.