Giro do Vale / Coluna do Chimarrão

Chimarrão_cabeçalho

== O líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), fez uma confusão entre as datas comemorativas e publicou em sua conta da rede social Instagram, nessa quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República, uma imagem do Grito do Ipiranga, na qual o Imperador D. Pedro I declara a independência do Brasil.

== A publicação, com a imagem da comemoração do Imperador, afirmava que a monarquia constitucional parlamentarista foi derrubada.

== Depois de seguidores da conta ironizarem o erro, Moura apagou a publicação e a substituiu por uma pintura do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil. Na nova publicação, o erro foi atribuído à assessoria de imprensa do parlamentar e líder do governo.  Temos cada tipo de representante, que dá vergonha de certas figuras (e que figuras) públicas.

== Um novo golpe que circula no WhatsApp promete duas passagens aéreas da Gol para quem responder a duas perguntas. A mensagem no WhatsApp ainda avisa que a promoção tem duração limitada. Ao acessar o questionário, o site mostra a quantidade de passagens restantes – o número diminui conforme o usuário conclui uma etapa do processo.

== Depois de responder as perguntas, o usuário recebe a mensagem “Parabéns, você foi qualificado a ganhar 2 passagens grátis!”. Para continuar a concorrer, é preciso compartilhar o golpe com 30 pessoas no WhatsApp, preencher dados pessoais na aba “reivindicar passagens” e aguardar o envio das passagens em até dois dias por e-mail.

== No final do processo, segundo a DFNDR Lab, laboratório de segurança especializado no combate ao cibercrime da PSafe, o usuário é encaminhado para cadastrar-se em serviços de SMS pago, que efetuam cobranças indevidas, ou induzido a fazer download de aplicativos falsos, que podem infectar o dispositivo e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.

== No site, ainda é informado que a promoção será válida apenas até o fim do dia.

== Em nota, a Gol orientou seus clientes a não clicarem em mensagens “de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento. A fonte original e confiável é o site da Gol: http://www.voegol.com.br. Em caso de dúvidas, o ideal é procurar imediatamente a Central de Atendimento”.

== Na câmara nessa semana um alerta do vereador Tiago Pedroso que pede melhor acomodação, acreditem leitores, bancos para sentarem os que procuram a unidade de saúde, para as pessoas idosas que buscam atendimento, assim como o público em geral.

== Disse saber o vereador que é pedido de algumas legislaturas e ainda não se tem solução e o custo dessa melhoria considerou pequeno e que por isso é exequível. Acreditando que o prefeito e secretário da saúde, atuais, venham a atender esse detalhe que para os cidadãos é importante, o parlamentar enfatizou a necessidade e disse acreditar na solução, depois de anos.

== Lembro-me de discursos inflamados de vereadores da oposição com relação às filas no posto de saúde, bem como a falta de acomodação para quem ia pela madrugada garantir fichas para posterior atendimento. Estranho que hoje essas figuras estão na administração como cargos de confiança e até no segundo cargo de governo e a situação continue inalterada. Isso é reflexo que essas mesmas pessoas somente jogavam para a torcida, pois se queriam mesmo solução, depois de quase um ano governando Bom Retiro, hoje não se teria essa reclamação que parte de populares na fila e ainda de pé. Mas acreditamos que prefeito e secretário resolvam esse simples detalhe.

== Vereador Betinho Portz reclamou da situação que considera caótica da RS-129 que liga Bom Retiro a Estrela pela localidade de Arroio do Ouro, mas disse não aceitar que a recuperação dessa via estadual seja feita pelo município, por considerar que as estradas locais, as quais têm a finalidade de dar condições aos produtores rurais de escoarem sua produção devam merecer prioridade.

== Outra ponderação de Betinho foi com relação ao lixo, que está com demora no recolhimento (não o lixo doméstico que tem uma empresa executando) como os galhos e outros materiais de construção, mas também o lixo branco que carece de contratação de uma empresa e isso ainda não ocorreu e esse tipo de lixo, diz, tem gerado reclamação dos contribuintes (geladeiras e outros eletrodomésticos inservíveis que são jogados na via pública).

== A reclamação de Portz não deixa de ter razão de ser, visto que o Estado está repassando sua responsabilidade, ou a falta dessa, para os municípios. Já referi na coluna anterior a situação das vias de acesso, como essa RS e também a que leva até a BR-386, que está cada dia mais esburacadas e gerando reclamação, sem que o Daer, órgão do setor viário do governo estadual seja responsável. Isso é intolerável e a população tem todo o direito de chiar, assim como os seus representantes na câmara.

== Situação do trânsito na via principal especialmente, foi reclamada pelo vereador Toninho Pereira, que falou em necessidade de reunião entre Legislativo e Executivo para buscarem conjuntamente solução para haver mais segurança no trânsito com colocação de redutores de velocidade horizontais e lombadas eletrônicas, faixas de segurança, e inclusive sinaleiras. Alguém tem que tomar providência, pois o trânsito local na via principal está um perigo, disse Pereira.

== No tocante a alta velocidade na Rua Reinaldo Noschang, que vem sendo reclamada pelo Vereador Adilson Martins, os moradores e trabalhadores que usam essa que é uma das vias movimentadas estão se mobilizando para gestionar providências do poder público. É a situação de pessoas que atrás de um volante de veículo, se achando os donos da via, colocam a si e terceiros em perigo de acidente e até óbito. A fiscalização tem que ser intensificada e a punição deve ser pesada, incluindo o guinchamento dos veículos infratores, visto que conscientização não tem se mostrado eficiente, justamente pela falta de responsabilidade.

Reflita: Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes. (Carlos Drummond de Andrade)

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Traficantes e policiais chegaram a trocar tiros durante a operação.

Pesquisa da ANP mostra movimentos distintos no valor dos combustíveis desde a paralisação nas rodovias, ocorrida no final de maio.

Governador reuniu-se com o ministro da Segurança Pública nesta terça-feira, dia 17.

Temperaturas sobem em todo o Estado e marcas podem chegar a 32°C.