Giro do Vale / Coluna do Chimarrão

== Os advogados de Lula reiteraram nessa quarta-feira, 3, ao Tribunal da Lava Jato que o ex-presidente seja novamente ouvido antes do seu julgamento, marcado para o próximo dia 24. Em petição endereçada ao desembargador João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), a defesa do petista alega que seu interrogatório pelo juiz Sérgio Moro, no dia 10 de maio de 2017, ‘foi totalmente viciado’. Os advogados sustentam que Moro ‘dirigiu a ele (Lula) perguntas estranhas ao processo’ e ‘não permitiu ao ex-presidente exercer o direito de autodefesa com plenitude’.

== O prefeito de Porto Alegre pediu ao governo federal tropas do Exército e da Força Nacional de Segurança para reforçar a segurança da capital gaúcha durante o julgamento do ex-presidente Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no final deste mês.

== Em ofício endereçado ao presidente Temer, o prefeito cita uma “ameaça de ocupação de espaços públicos”, “a menção à desobediência civil” por parte de políticos e o “iminente perigo à ordem pública e à integridade dos cidadãos” como razões para o pedido.

== “Devido às manifestações de líderes políticos que convocam uma invasão em Porto Alegre, tomei essa medida para proteger o cidadão e o patrimônio público”, escreveu o prefeito em sua conta no Twitter.

== O presidente Michel Temer sancionou nessa quinta-feira, 4, a lei que permite a capitalização em até R$ 15 bilhões da Caixa Econômica Federal com recursos do FGTS. O empréstimo com o dinheiro do fundo será feito por meio da emissão de um bônus perpétuo, sem prazo de vencimento.

== A estratégia do governo e da Caixa é que a operação seja aprovada num “prazo muito rápido” após a sanção do presidente. Como mostrou o Broadcast, a costura política já foi feita no Conselho Curador do FGTS para aprovação do empréstimo à Caixa com recursos do fundo.

== O apresentador Ratinho, do SBT, fez comentários de caráter homofóbico em sua conta oficial no Instagram.. Na gravação, Ratinho reclama da forte presença de personagens homossexuais em novelas e séries da Rede Globo.

== “A Globo colocou viado até em filme de cangaceiro! Naquele tempo não tinha viado não!”, diz Ratinho em referência ao personagem Degas, interpretado por Rômulo Estrela, na minissérie “Entre Irmãs”. “É muito viado. É viado às seis horas da tarde, é viado às oito da noite, é viado às nove da noite, é viado às dez da noite… Mas é muito viado! Eu não sei o que está acontecendo. Eu não sei se tem tanto viado assim… Ou tem?!”, continua o apresentador.

== O vídeo causou polêmica entre os seguidores do apresentador e muitos não apoiaram os comentários de Ratinho. “É muito ódio contra quem é ‘viado’, usando seu termo… sempre existiu homossexualidade desde que o mundo é mundo. Como dizia Renato Russo, ‘é preciso amar as pessoas, como se não houvesse amanhã…’”, lembrou um internauta. Outro usuário concorda: “Sempre teve [LGBTs] querido, a diferença é que agora estamos tendo voz na grande mídia… #HomofobiaNãoÉPiada.” Procurada, a assessoria de Ratinho não quis comentar o assunto. É uma falta de respeito com a opção individual das pessoas.

== Míssil da Coreia do Norte pode ter acertado cidade dentro do país. A alegação é do jornal inglês The Independent, que cita fontes não identificadas do governo dos EUA. O míssil Hwasong-12, que foi disparado em 28 de abril do ano passado pela Coreia do Norte, teria falhado logo após o lançamento e caído em Toco, que fica a aproximadamente 150 km da capital Pyongyang.

== O míssil teria sido disparado da base aérea de Pukchang, ao norte da capital, e voado apenas 39 km antes de cair. Já era sabido que o Hwasong-12 teve problemas, mas acreditava-se que ele tivesse explodido no ar. O novo relato é acompanhado por imagens de satélite, com anotações típicas de documentos militares, que mostram um complexo de galpões parcialmente destruído.

== O suposto vazamento ocorre um dia depois de a Coreia do Norte assumir nova postura diplomática, dizendo-se disposta a retomar diálogos com a Coreia do Sul – e tendo reaberto, inclusive, a linha telefônica que liga os dois países. Relato me faz lembrar da Guerra das Malvinas – Argentina x Inglaterra – onde a primeira dizia ter forças para enfrentar os ingleses e deu no que deu.

== Só que nesse caso não envolvia armas nucleares. Mas o fato, se verídico me faz pensar, será que a Coreia do Norte, através de seu comando não estaria blefando e colocando o mundo em polvorosa e dessa forma também toda sua própria população? Quem viver saberá.

== Natal nas Águas 2018 toma corpo. Evento não realizado no final do ano passado foi transferido para dia 06, próximo sábado, unto da barragem eclusada com várias programações, com exceção do Grupo Tholl, que em função da agenda, estará presente no aniversário do município, em junho próximo. Em seu lugar estarão no evento as Bandas Barbarella e Apple.

== Como em todos os eventos na programação já denominada como Festa da Família, é esperado um grande público e para tanto um grande aparato de segurança foi montado pela comissão que organiza esse evento já reconhecido como um dos maiores do Vale do Taquari. Todos esperam que o clima sopre ventos favoráveis e não chova como ocorreu na data original, em que pese à previsão de chuva para sábado.

Reflita: Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida. (Bob Marley)

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Homem é apreendido com crack em Teutônia

Próximo a ele, enterrado em um monte de saibro, foram localizadas 21g de cocaína e 221g de maconha

Motoqueiro colidiu na lateral do automóvel na Avenida Benjamin Constant

Apostas podem ser feitas até às 19h

Escolas, creches e postos de saúde permanecerão com expediente normal