Giro do Vale / Coluna do Chimarrão

E os preparativos na área do CTG Querência da Amizade se intensificaram nos últimos dias, onde se pode observar boa quantidade de trabalhadores efetuando construções rústicas ao redor do parque da entidade tradicionalista hoje sob a patronagem de Delci Klunck, esposa do tradicionalista e não menos ativo, Otomar Klunck filho (Moroso), os quais, junto com uma grande equipe de abnegados amantes da tradição estão se esmerando para oferecer o melhor para todos que virão participar das festividades alusivas à Semana Farroupilha.

A partir do dia 31 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul passa a oferecer mais um importante serviço de saúde aos bom-retirenses. Durante todas as 6ªs feiras, uma profissional odontológica estará atendendo a população gratuitamente no Posto de Saúde do Bairro São Francisco.

O novo serviço vai oferecer avaliações e diversos serviços dentários para uma boa saúde bucal. Os interessados em receber o atendimento devem agendar consultas na secretaria do Posto. Na Unidade Básica de Saúde do Centro, os atendimentos com as dentistas continuam sendo oferecidos diariamente para a população.

Os atendimentos na Unidade Básica do Centro são oferecidos nas segundas e terças no período da tarde; nas quartas e quintas o dia todo e nas sextas-feiras pela manhã, mediante agendamento prévio na secretaria da Unidade de Saúde.

O Brasil já tem 208.494.900 habitantes, crescimento de 0,82% em relação ao número registrado em 2017, quando o país registrava 207,6 milhões de pessoas. As informações fazem parte da pesquisa de Estimativa da População realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento teve como data de referência em 1º de julho de 2018 e foram calculadas com base na Projeção de População (Revisão 2018) divulgada em 25 de julho. Além disso, o IBGE considerou também os imigrantes venezuelanos no estado de Roraima.

De acordo com os dados da pesquisa, São Paulo continua sendo o estado mais populoso, com 45.538.936 habitantes, concentrando 21,8% da população do país. Minas Gerais é o segundo estado com mais habitantes, com 21.040.662 pessoas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 17.159.960. A Bahia segue em quarto lugar no ranking dos estados mais populosos, com 14.812.617 habitantes. No Sul, Paraná e Rio Grande do Sul quase empatam no número de pessoas, com 11.348.937 e 11.329.605 de habitantes, respectivamente.

Principais destaques:

21,8% da população do país (45,5 milhões) vive no estado de São Paulo.

Apenas 3 estados, todos no Norte, têm menos de 1 milhão de habitantes.

23,8% da população (49,7 milhões) vive nas 27 capitais.

Mais da metade da população (57%) vive em apenas 5,7% dos municípios do país (317).

Dos 5.570 municípios, apenas 46 (0,8%) têm mais de 500 mil habitantes.

O município mais populoso é São Paulo (SP), com 12,2 milhões de habitantes.

O município menos populoso é Serra da Saudade (MG), com apenas 786 habitantes.

Além de Serra da Saudade, apenas outros dois municípios têm menos de mil habitantes: Borá (SP), com 836, e Araguainha (MT), com 956.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em 21 Estados. Ele só perde para o deputado Jair Bolsonaro (PSL) no Acre, Distrito Federal, Roraima e Santa Catarina.

Na outra ponta está Geraldo Alckmin (PSDB). O tucano tem o pior desempenho em 24 Estados entre os principais candidatos da disputa. Só não está na lanterna em Santa Catarina, Sergipe e no seu Estado natal, São Paulo.

Apenas Lula e Bolsonaro têm grande apelo em todo o Brasil. Alckmin, Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) lutam para romper a barreira dos 10%.

Marina supera os 2 dígitos no Acre, Amapá, Distrito Federal e Pará.  Ciro e Alckmin só alcançam o feito em seus Estados de origem, Ceará e São Paulo, respectivamente.

O presidente Michel Temer afirmou quarta-feira (29) que o governo discute a possibilidade de distribuir senhas para controlar a entrada de venezuelanos em Roraima. Michel Temer concedeu entrevista nesta manhã à Rádio Jornal, de Pernambuco.

Roraima é a principal rota utilizada pelos imigrantes venezuelanos, que tentam fugir da crise política, econômica e social do país, com inflação alta e desabastecimento.

“Outra providência que talvez venha a ser tomada e que ontem foi objeto de conversações é que entram 700 ou 800 venezuelanos por dia e isso está criando problemas para vacinação, para organização. Eles pensam em colocar senhas de maneira que entrem 100, 150 ou 200 por dia para organizar um pouco mais estas entradas”, afirmou o presidente.

Na terça-feira (28), o presidente assinou decreto que autorizou o uso das Forças Armadas para reforçar a segurança no estado de Roraima até o dia 12 de setembro.

“Editamos a GLO colocando as Forças Armadas nas faixas de fronteira, que alcança Boa Vista e Pacaraima, precisamente em face dos acontecimentos. As coisas estavam lá caminhando por um ritmo desagradável na relação do povo venezuelanos e povo brasileiro”, afirmou à rádio.

O anúncio foi feito dez dias após a cidade de Pacaraima (RR) registrar um ataque de um grupo de brasileiros a acampamentos de venezuelanos.

A fixação de cotas para entrada de venezuelanos em Roraima foi uma das sugestões do senador Romero Jucá (MDB-RR) ao governo federal, além do fechamento temporário da fronteira. Ao não ser atendido, Jucá deixou a liderança do governo no Senado na última segunda-feira (27).

Reflita: Patriotismo é quando o amor ao teu próprio povo vem primeiro. Nacionalismo é quando o ódio pelos demais povos vem primeiro. (Charles de Gaulle)

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

O motociclista negou o teste do etilômetro, sendo autuado administrativamente.

Na justificativa da proposta, o senador Airton Sandoval cita estudos feitos em países diversos que vinculam a adoção do horário de verão com o desenvolvimento de problemas de saúde.

Máxima pode chegar aos 30°C em algumas cidades do Estado

Indivíduo, que ainda não teve a identidade confirmada, teria sido alvejado por quatro disparos de arma de fogo.