Giro do Vale / Coluna do Chimarrão

Após breve descanso com o fim do primeiro turno das eleições, os partidos políticos se reúnem para definir o apoio aos candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). A expectativa é de que PSB, PSDB, Rede, DC e PPL anunciem nesta terça-feira, em Brasília, as decisões.

Informalmente, alguns líderes políticos sinalizaram como atuarão nesta reta final. O comando do PDT, do candidato Ciro Gomes, que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial, indicou que deve assumir um “apoio crítico” à candidatura de Haddad.

Sofrendo com uma redução nos quadros, o PSDB, que lançou o candidato Geraldo Alckmin, deve ter uma divisão interna, segundo analistas políticos. Mesmo se houver uma decisão fechada em torno de um dos nomes, a tendência é de racha. A vice na chapa de Alckmin, Ana Amélia, afirmou que apoiará Bolsonaro.

Nas redes sociais, o candidato do PPL à Presidência, João Goulart Filho, fez elogios a Ciro Gomes, mas não apontou se pretende apoiar Bolsonaro ou Haddad. A candidata da Rede, Marina Silva, fez severas críticas aos dois que disputarão o segundo turno, assim como João Amoêdo, do Partido Novo.

A Comissão Executiva Nacional do PSB se reúne, às 14h30min, na sede do partido, em Brasília. Às 15h, a executiva nacional do PSDB também se encontra na capital federal. O PPL, que lançou João Goulart Filho, é outro partido que se reúne nesta terça-feira em Brasília.

A expectativa é de que Rede e o DC, de Eymael, anunciem hoje também seus apoios. O MDB, presidido pelo senador Romero Jucá (MDB-RR), que perdeu a reeleição, deve se reunir nesta quarta-feira, na capital federal. Já o PSTU, de Vera Lúcia, marcou para o dia 11 o anúncio.

O Podemos, que lançou Alvaro Dias, o Partido Novo, de João Amoêdo, e o PV, que lançou Eduardo Jorge, vice de Marina Silva, ainda não marcaram reuniões para decidir sobre o tema.

Bolsonaro afirmou que pretende se reunir com o economista Paulo Guedes, apontado como seu eventual ministro da Fazenda. O candidato deverá permanecer em casa, no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, ele será examinado por uma junta médica para poder definir sua agenda de campanha.

Haddad terá encontros hoje com governadores do PT e correligionários, em São Paulo. As reuniões ocorrem um dia depois de ele visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em Curitiba. O candidato ainda não anunciou como será a agenda de campanha até o segundo turno.

É isso, enquanto a máquina do segundo turno começa a aquecer, as costuras estão sendo feitas entre os partidos que compõem os segmentos de esquerda, direita, centro e aí vai, mas no final das contas hoje não são mais as lideranças que comandam essa eleição que polarizou entre os dois candidatos que se isolaram na frente e serão os protagonistas da decisão dos destinos do país nos próximos quatro anos.

Reflita: Muita gente acha que política é uma coisa e cidadania é outra, como garfo e faca, e não é. Política e cidadania significam a mesma coisa. (Mario Sergio Cortella)

Comentários

  1. Patrick Castro disse:

    Essas eleições provaram o que vimos um pouco nas ultimas eleições para prefeito, uma boa renovação de cabeças. Precisamos acabar com os velhos políticos de carreira, as rapozas de sempre que nunca largam o osso e a gente bobo, vota neles, ficam lá e não fazem nada. Com certeza a próxima eleição no nosso município também será a vez da renovação, da boa novidade, dos candidatos sem histórico político, mas claro, com boa reputação. Pessoas que realmente pensam no povo, de forma inteligente e verdadeira. Façam suas apostas e indicações!!! Eu sugiro alguns nomes para 2020 que gostaria muito de poder votar: Juliano Beppler, Tiago Jasper, Ivan Maia, Marcelo Cardoso, Roberto Quadros do mercado, Paulinho da Rodan Bike, …. mais alguma sugestão boa? Abraço Sr. Chimarrão!

  2. Novo de Verdade! disse:

    É isso aí Patrick!!!!
    Anota aí… em 2020 é Ivan Maia e Bruno Gomes na majoritária.
    O Partido Novo será forte junto com os bomretirenses.
    #RenovaçãoDeVerdade #Novo2020

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Dois carros incendiaram após a colisão

Porém, o pedido foi negado pela Justiça, mesmo com parecer favorável do Ministério Público (MP)

Previsão é que a Draco comece a operar em maio de 2019, a partir do ingresso de novos servidores na corporação

Ministério da Saúde ampliou prazo para até terça-feira, na tentativa de preencher vagas que faltam