Giro do Vale / Coluna do Chimarrão

Ao longo de 2018, VEJA compilou frases lapidares sobre acontecimentos relevantes do ano, como o assassinato de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, o escândalo de assédio sexual que abalou o universo olímpico após denúncias contra Larry Nassar, ex-médico da Federação Americana de Ginástica, e o bunker com 51 milhões de reais atribuídos a Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Secretaria de Governo.

Passando pelo movimento #MeToo, a prisão de Lula e a eleição de Bolsonaro, a retrospectiva reúne as citações mais emblemáticas de personalidades do Brasil e do mundo. Relembre fatos que marcaram este ano, a começar pela inesquecível sequência de diatribes contra o ministro do STF Gilmar Mendes, ditas em plenário pelo seu colega Luís Roberto Barroso.

Algumas das principais pérolas de certas figuras do país:

== Você é uma pessoa horrível, uma pessoa do mal com o atraso e pitadas de psicopatia (Luiz Roberto Barroso, Ministro do STF, a Gilmar Mendes).

== Todos querem virar um Moro, ganhar um minuto de celebridade. Não precisamos de corregedores mas de psiquiatras. Os estrupícios se juntam e produzem uma tragédia (Gilmar Mendes, Ministro do STF, criticando a forma como são conduzidas as operações policiais).

== Lula não foi levado à prisão pelas coisas boas que fez durante o seu governo, mas pelas más (Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura, em um artigo publicado em O Estado de São Paulo).

== É relevante sua história para todos nós. Para mim, inclusive. Quando eu tinha 17, para 18 anos, fui a um comício na Avenida Presidente Vargas. Estava usando um boné e uma camiseta com o seu nome (Marcelo Bretas, juiz federal ao colher o primeiro depoimento de Lula depois de sua prisão).

== Eles vão tomar a decisão, eu estou pronto para ser preso (Lula, em entrevista publicada no livro ‘A verdade vencerá – O povo sabe por que Me Condenam’).

== Na topografia existem três nortes: o da quadrícula, o verdadeiro e o magnético. Mas na democracia, só um norte, que o da nossa Constituição (Jair Bolsonaro, presidente eleito do Brasil).

== Se quer fechar o STF, sabe o que você faz? Não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo (Eduardo Bolsonaro, deputado federal (PSL, SP)

== Gases não podem parar um chefe de Estado (Janaína Paschoal, advogada do impeachment e deputada estadual do PSL, sobre a presença de Jair Bolsonaro em debates).

== Ele fala como nós, ele é um nacionalista (David Duke, ex-líder do movimento supremacista branco Ku Klux Klan e atual expoente da direita americana, saudando o brasileiro Jair Bolsonaro).

== Eu poderia, até como cidadã (…) fazer questões sobre seus proventos. Como contribuinte, ajudo a pagar seu salário. O meu salário não diz respeito a ninguém (Renata Vasconcellos, apresentadora do ‘Jornal Nacional’ a Jair Bolsonaro, em entrevista).

== A Lava Jato no começo era uma Ferrari. Agora, somos um caminhão (Carlos Fernando Lima, procurador da força-tarefa de Curitiba, sobrea desaceleração das investigações por causa do ‘foro privilegiado e da transferência de casos para a Justiça Eleitoral).

== Amigos de longa data me lançaram no vale dos leprosos (Gedel Vieira Lima, ex-ministro da Secretaria de Governo, tratando de sua prisão em depoimento, dado à Justiça Federal).

== Tô indignada, com sangue nos olhos de buscar justiça pela minha irmã. Eu não vou descansar enquanto isso não estiver resolvido (Anelle Silva, irmã da vereadora assassinada Marielle Franco, em um protesto no centro do Rio).

== Vai mirar na cebecinha e…..fogo (Wilson Witzel, governador eleito do Rio de Janeiro, defendendo sua proposta de que atiradores de elite executem qualquer potencial bandido avistado portando fuzil).

== Não fosse por mim, estaríamos em guerra com a Coreia do Norte neste momento (Donald Trump, no Twitter, sobre o andamento das negociações de paz com os norte-coreanos).

== A Coreia do Sul é muito impressionante (Kin Jong-Um, ditador norte-coreano ao comentar a acolhida que a comitiva de seu país teve nas celebrações dos jogos de inverno, no país vizinho).

== A estrutura ‘culpado porque é acusado’ foi usada em muitos episódios da história. Às vezes como desculpa para a opressão (Margaret Atwood, escritora canadense, sobre o movimento #Me Too).

== É um dos lugares mais racistas que já visitei (Steve Mcqueen, diretor de cinema inglês, ganhador do Oscar por ‘2 anos de escravidão’ comentando visita ao Brasil).

== Não tivemos nenhum cuidado com os pequeninos; nós os abandonamos (Papa Francisco, em carta ‘ao povo de Deus’ em que lamenta as décadas de abusos sexuais de crianças por religiosos acobertados pela Igreja Católica).

== Ficou claro nos últimos anos que não fizemos o suficiente para evitar que as ferramentas que criamos fossem utilizadas também para causar prejuízo (Mark Zuckerberg, do Facebook, em audiência no Parlamento Europeu, sobre vazamento de informações dos usuários da plataforma à Cambridge Analytica).

== Quando ganhamos sou alemão, quando perdemos sou imigrante (Mezut Özil, jogador de futebol nascido na Alemanha e de origem turca, ao anunciar que estava deixando a seleção do país por se sentir alvo de ‘racismo e desrespeito’).

== Eu encho o saco de falar, eu não canto mais essa p**** de ‘hoje é um novo dia’. Aqui na Globo eu não canto mais, não é o novo dia de p**** nenhuma. O dia que tiver, eu volto aqui (Faustão, em seu programa dominical, ao tratar das coisas do Brasil).

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Condutor de um dos veículos envolvidos, fugiu do local

Ações foram na madrugada desta sexta, dia 19, na região central

Moto bateu em carro que estava parado, e condutor não resistiu aos ferimentos

Brigadiano teve fratura frontal do crânio. Ele está internado na UTI. Fato ocorreu após o Gre-Nal